A revelação prematura de que o Governador Paulo Dantas exercerá seu mandato até o final de 2026 é questionada pela oposição, que acredita numa estratégia para que alcance resultados positivos nas próximas eleições.
O time – se comenta nos bastidores – já estaria escalado, com Renan Filho tentando retornar ao governo para não dar chances aos adversários, e Renan Calheiros recebendo um novo reforço para disputar a reeleição, o que está sendo encarada como prioridade do grupo do MDB.
MESMO TOM
Se Paulo Dantas e Renan Calheiros já possuem um projeto para 2026, do outro lado, Arthur Lira e JHC também entram devagar no campo das próximas eleições, adicionando aí possivelmente o nome do ex-deputado Davi Davino, que formaria a dupla com Lira para o Senado da República.
ANALISANDO
No campo das especulações e projeções, apenas o companheiro de chapa do senador Renan Calheiros estaria no momento sobrestado, mas que seria um nome que não lhe criasse problemas, mas que tivesse musculatura suficiente para tirar votos da oposição.
EM DÚVIDA
Uma possível aliança branca entre Renan Calheiros e Arthur Lira em alguns municípios começa a se distanciar das possibilidades com a entrada em cena de outros figurantes do projeto de 2026.
AGUARDANDO
Já o prefeito JHC, que tem como objetivo maior sair candidato ao governo do Estado – Renan Filho poderá ser um calo como adversário –, se movimenta nos bastidores com Arthur Lira, que não tira da cabeça sua candidatura ao Senado, onde acha que esta é a sua vez.
FORTALECIDO
Praticamente garantindo a eleição do seu substituto na presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, Lira sai fortalecido inclusive no governo do Presidente Lula, que certamente terá projetos para ele assim que deixar o cargo.
INFLUÊNCIA
Como trabalhou muito na costura de acordos para eleger em janeiro próximo Hugo Motta, Arthur Lira deverá ter muita influência junto ao futuro presidente em projetos que possam interessar ao seu grupo político.
CONFLITO
O clima tem esquentado lá para as bandas de Junqueiro entre as famílias que dominam a política local. O assassinato do blogueiro Adriano Farias e a decretação da prisão preventiva de vários acusados acenderam a disputa na Assembleia Legislativa na última terça-feira entre os deputados André Silva (Republicanos) e Fernando Pereira (PP). As discussões em plenário entre os parlamentares com acusações de ambos os lados, não devem parar por aí. Perseguição política está sendo o tema mais discutidos pelas partes, cujo inquérito ainda está sob segredo de Justiça.