Indefinida, mesmo que um dos candidatos admita que leva vantagem para se eleger presidente da Câmara de Vereadores pelos apoios que tem recebido nos últimos dias, a expectativa, entretanto, fica por conta da posição a ser tomada pelo prefeito JHC.
Sem decidir se entra ou não nesse jogo pesado que certamente terá reflexo nas eleições de 2026, o prefeito de Maceió vê nos dois candidatos, Galba Netto e Marcelo Palmeira, dois parceiros na sua administração. Até, lá, porém, JHC há de se manifestar ou lavar as mãos como fez a figura bíblica Pôncio Pilatos, e vença quem melhor se articular.
REFLEXO
A eleição da Mesa Diretora da Câmara passa necessariamente pelas eleições de 2026, em que os vereadores estarão envolvidos na campanha que elegerá o Governador do Estado, dois senadores, deputados federais e estaduais.
INFLUÊNCIA
Como os vereadores trabalham diretamente com as bases, incluindo-se aí as lideranças dos bairros, a definição da eleição da Mesa Diretora é fundamental para as estratégias de alianças para o processo eleitoral em 2026.
VANTAGEM
Mesmo que os nomes não sejam revelados, há candidato que já admitiu possuir a maioria dos votos, mas, se o prefeito JHC entrar na jogada, pode mudar o rumo das eleições.
DISTRIBUIÇÃO
Muito embora tudo permaneça sendo tratado nos bastidores, praticamente todos os cargos da Mesa Diretora já foram comprometidos e negociados, faltando apenas alguns poucos tidos como reservas técnicas para serem utilizados no apagar das luzes da campanha.
MISSÃO
Enquanto, na Câmara Municipal, a campanha para a eleição da Mesa Diretora ferve, no MDB a preocupação é reconduzir o senador Renan Calheiros ao Senado e, naturalmente, eleger o futuro Governador.
RUMORES
Para a eleição dos dois senadores, novos nomes, além de Renan Calheiros e do deputado federal Arthur Lira, devem entrar na jogada. Alguns têm força política em Maceió, maior reduto eleitoral do Estado, e avançam também em novas alianças no interior.
DE OLHO NAS PESQUISAS
Como os candidatos são vidrados em pesquisas eleitorais, os institutos deverão ter muito trabalho a partir do próximo ano. Como alguns deles são profissionais do ramo e analisam mensalmente pesquisas eleitorais para saberem da situação do momento de cada um, o trabalho será intenso.
SEM VOLTA
Com a certeza de que está desagradando o senador Renan Calheiros e mesmo que o PT não tenha disparado nas últimas eleições, o deputado Paulão bateu o martelo, vem dizendo que será mesmo candidato ao Senado e que deverá contar com o apoio do Presidente Lula.