O Estado de Alagoas vive, neste instante, depois de décadas de protecionismo, uma nova realidade com os cartórios extrajudiciais, cujo concurso, realizado em agosto e outubro do ano passado, possibilitou que técnicos fossem escolhidos através de uma seleção organizada e estruturada pelos presidentes dos judiciários de Alagoas, Fernando Tourinho, e de São Paulo, Fernando Torres Garcia.
Esse concurso, que vinha sendo postergado durante muitos anos, vai possibilitar a nomeação para preenchimento de pelo menos 200 vagas disputadas entre mais de 6.500 participantes. Sobre ele, o Governador Paulo Dantas destacou “a irrefutável transparência e moralidade do Poder Judiciário de Alagoas e do Brasil”.
FIM DE LINHA
Utilizados como instrumentos de interesses políticos e de compadrio durante décadas, os cartórios passam a uma nova realidade. A nomeação dos titulares e serventuários da Justiça através de concurso público dá um fim às facilidades de quem tinha prestígio junto ao Poder Executivo.
COM ATRASO
Mesmo com muito atraso, como revelou o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, “as serventias extrajudiciais prestam serviços públicos importantes e, por circunstâncias diversas, isso nunca havia sido realizado aqui em Alagoas”.
LIMITE MÁXIMO
O governo estabeleceu, nas medidas econômicas apresentadas, que o teto máximo a ser recebido por servidores públicos será de R$ 44.008,52, cortando-se aí penduricalhos que aumentavam consideravelmente os subsídios recebidos.
ALÍVIO
A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil prometida pelo Presidente Lula como candidato vai se concretizar só a partir de 2026, e não de 2025, como muitos pensavam. Em 2025, o imposto continuará sendo descontado, mas, em 2026, pelo menos 30 milhões de pessoas serão beneficiadas.
REDUÇÃO
Quem não está gostando nem um pouco das medidas econômicas é quem ganha um salário mínimo. A perspectiva é de que, nesse pacote, o reajuste para 2026 sofra redução.
ALERTA GERAL
Hoje, dia D da Black Friday, o consumidor precisa ficar muito atento aos milhares de golpes que estão na praça, principalmente aqueles produtos que são oferecidos com preços considerados irreais. Em dúvida, a orientação é de que o consumidor procure empresas que já têm histórico de confiabilidade.
PREVISÃO
Até o início da próxima semana, a perícia técnica da Polícia Civil deverá revelar quais foram realmente os motivos que provocaram o grave acidente na Serra da Barriga. Nos bastidores, circulam informações de que o ônibus apresentou defeito mecânico bem próximo à chegada ao evento.