A semana começou com dois fatos fortes do cenário político de Alagoas. O primeiro, o anúncio da candidatura à reeleição do deputado Marcelo Victor para a presidência da Mesa Diretora, que está marcada para hoje na Assembleia Legislativa.
O segundo, o anúncio da possível saída do prefeito JHC do PL do ex-Presidente Jair Bolsonaro e migrando para o PSD, partido que faz parte do bloco de apoio ao Presidente Lula, o que ele teria negado.
Marcelo Victor deverá ser reeleito por unanimidade, não sendo necessário o grupo político optar por uma alternativa, quer seria o deputado Bruno Toledo, mais ligado politicamente ao atual presidente.
OPÇÃO
Já JHC, naturalmente pelas suas conveniências políticas e também por interesses pessoais, estaria de malas arrumadas para o PSD, partido cujo presidente é Gilberto Kassab, que faz parte da bancada de apoio ao governo federal.
JUSTIFICADA
A ausência de JHC alguns dias de Maceió, o que motivou uma série de especulações, estaria explicada. Logo depois de sua vitória no primeiro turno para a prefeitura da capital, o prefeito decidiu descansar em Brasília. Exatamente, segundo os comentários, para montar com mais tranquilidade seu projeto político, aproximar-se do presidente Lula com a migração para o PSD e reforçando seu poder de fogo para pedir a indicação da promotora Marluce Caldas, tia dele, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que pode acontecer em breve.
NA ESCURIDÃO
Como essa possível mudança repentina de partido também diz respeito às alianças políticas em Maceió e certamente com as eleições de 2026, JHC teria se articulado com o seu grupo, se comprometido a apoiar futuras candidaturas e definido prioridades, principalmente se o Presidente Lula decidir por uma reeleição.
EXPECTATIVA
A população amanheceu ontem surpresa ao tomar conhecimento da cirurgia intracraniana a que se submeteu o Presidente Lula, em consequência ainda do acidente que sofreu no banheiro do Palácio Alvorada, no dia 19 de outubro. Lula passou o dia monitorado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
2ª PARCELA DO 13º
O governo do Estado injetou mais de R$ 214 milhões na economia alagoana com a liberação, nessa terça-feira (10), da segunda e última parcela do 13º salário dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) também confirmou para o próximo dia 20 o pagamento antecipado do salário de dezembro, cinco dias antes do Natal.
TRÊS FOLHAS
A liberação de três folhas salariais em menos de 30 dias foi anunciada pelo Governador Paulo Dantas e pela secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, em 25 de novembro. No dia seguinte, o governo do Estado efetuou o pagamento daquele mês trabalhado. A decisão de pagar três folhas em menos de um mês também foi adotada pelo Governador Paulo Dantas no ano passado.