Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I25092021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 25/09/2021

Matéria atualizada em 25/09/2021 às 04h00

31% vacinados com terceira dose

Cerca de 31% dos municípios brasileiros já deram início à aplicação da dose de reforço na população idosa. A região Centro-Oeste é a que possui o maior percentual de municípios já aplicando a chamada “terceira dose”, 47,1%. Em seguida, vem o Sudeste, com 38,8%; o Norte, com 26,1%; o Sul, com 23,5%, e o Nordeste, com 18,9%. Dentre os que ainda não iniciaram, 77,4% afirmaram já estar organizados para começar essa imunização. Os dados fazem parte da 25ª semana da pesquisa Covid-19 da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 2.063 gestores municipais entre os dias 13 e 16 de setembro. A pesquisa também mostra que 1441 municípios (69,8%) não tiveram mortes pela doença nesta semana. Apenas 5,6% relataram aumento; enquanto 9,4% apontaram queda e 12,2% estabilidade no número de óbitos. Quanto ao registro de novos casos confirmados de Covid-19, 25,6% (528) afirmaram que não houve nesta semana. Outros 28% apontaram queda; 28,1% estabilidade; e 15,5% aumento. Uma questão que traz preocupação no estudo desta semana diz respeito ao aumento no percentual de municípios que identificaram a variante Delta no território: 12,1%. Nas duas edições anteriores da pesquisa - realizadas, respectivamente, de 30 de agosto a 2 de setembro e de 23 a 26 de agosto -, esses percentuais eram de 7,7% e 5,4%.


Maragogi/Trabalho

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Maragogi realizou uma reunião com a Associação dos Pescadores e Marisqueiras de São Bento, a fim de tratar sobre a liberação de crédito do CrediAmigo do Banco Nordeste. Na ocasião, o coordenador do CrediAamigo no litoral norte de Alagoas, Daniel Rego, pôde tirar as dúvidas referentes ao crédito.


Maragogi/CrediAmigo

Após reunião ordinária do Comtur, ficou decidido que a Sala do Empreendedor, que fica na Secretaria do Trabalho, faria a intermediação de acesso ao crédito para os microempreendedores do município (MEIs). O município teve um crescimento no número de clientes do Banco do Nordeste junto ao CrediAmigo e, consequentemente, um aumento no atendimento e liberação do recurso.


Maragogi/Idoso

A Coordenadoria Municipal dos Direitos dos Idosos realizou, no auditório da Secretaria da Educação, a I Capacitação para conselheiros municipais dos Direitos dos Idosos de Maragogi. Foram debatidos temas pertinentes ao trabalho que está sendo desenvolvido para este público na cidade, a fim de inseri-los em um contexto social, político e cultural inclusivo e humanizado.


Maragogi/Idoso 2

O evento contou com a participação do prefeito, Fernando Sérgio Lira, da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Elizabeth Toledo, o responsável pelo Projeto Amigo do Idoso, Tenildo Lopes, e demais conselheiros e representantes da coordenadoria de Maragogi. Sérgio Lira ressaltou a importância desse encontro para o fortalecimento das políticas de valorização da pessoa idosa no município e, na ocasião, ainda recebeu o prêmio de Prefeito Amigo do Idoso.


Delmiro

A Secretaria de Educação de Delmiro Gouveia convida as empresas especializadas no fornecimento de gênero alimentícios a participar da pesquisa de preço da Merenda Escolar para compra direta, conforme planilha descritiva que deverá ser solicitada através do e-mail semed.delmiro2021@gmail.com. As cotações deverão ser enviadas até o dia 27 de setembro de 2021.


Pilar/Educação

No Pilar, o prefeito Renato Rezende Filho entregou móveis e eletrônicos nas escolas. O prefeito e o secretário de Educação, Clewinho Cavalcante, foram nas escolas na rede municipal e fizeram as entregas pessoalmente de bebedouros, estantes, minisystems e televisões. Além disso, a creche Rosilene Mota recebeu geladeira, berços, bebedouro e cadeiras de alimentação.


Pilar/CNH

No Pilar o Programa CNH DO FUTURO chegou para ajudar os pilarenses a tirar sua carteira de habilitação. Serão 500 vagas para quem precisa trabalhar mas não tem como arcar com os custos da CNH. As inscrições estão abertas até o dia 30. Basta procurar o Gabinete da Prefeitura.


Penedo/Saúde

Em Penedo, o poder público e setores organizados da sociedade se uniram para proporcionar saúde para população. Um exemplo recente do resultado positivo é a continuidade do funcionamento da UTI de Penedo, trabalho alinhado entre os governos estadual e municipal com a Santa Casa de Misericórdia. O investimento em saúde pública reservava os sete leitos da UTI e mais 18 leitos clínicos instalados no Hospital Regional da Santa Casa de Penedo apenas para atender as vítimas da pandemia.

Mais matérias desta edição