Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I07122021

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 07/12/2021

Matéria atualizada em 07/12/2021 às 04h00

Praias de Maceió

O boletim integração da Rede Gazeta de Rádio e o blog meio ambiente e turismo da gazetaweb têm sempre comentado a situação das praias de Maceió, que sofrem por longo tempo com os problemas causados pela presença das galerias de águas pluviais, que terminam servindo de escoadouro de esgotos de vários condomínios dos bairros e Ponta Verde, Pajuçara e adjacências. Um problema antigo que pode ter fim com a atual gestão municipal, que se comprometeu com a resolução dessa questão que tanto preocupa a todos que amam a capital alagoana. Contudo, não são apenas as línguas e águas sujas que prejudicam nossas lindas praias, mas também agora o desaguar do chorume produzido pelo aterro sanitário de Maceió, que vem sendo jogado no emissário submarino na Praia do Trapiche da Barra. A empresa V2 conseguiu na Justiça uma liminar para continuar jogando esse resíduo do aterro, no mar de Maceió, fato que preocupa todos e deveria já ter um posicionamento do trade turístico alagoano, já que compromete a beleza desse patrimônio que atrai milhares de turistas para Alagoas. O assunto já chegou também às entidades ambientalistas nacionais e internacionais, que, no tempo devido, vão se posicionar alertando sobre o perigo dessa operação. Mas, em meio a tantos problemas, é preciso destacar a preocupação da atual gestão na busca de uma solução para esse problema ambiental.


Maceió/praias

Pensando em acabar com as línguas sujas da orla de Maceió, a Prefeitura criou um grupo de trabalho para tratar da questão. O grupo conta com a participação direta de oito secretarias, da BRK e tem coordenação do secretário-executivo, Claydson Moura.


Maceió/praias 2

Em reunião realizada na última quinta-feira (2), foi assumido um compromisso de cooperação pela BRK, que terá início ainda em dezembro, para a recuperação total das 11 estações elevatórias que foram subdimensionadas por anos com bombas erradas, painéis queimados e sem nenhuma logística de infraestrutura.


Maceió/praias 3

Desde ontem, segunda-feira (6), o município contará com uma força-tarefa, ainda mais intensa, para combater as ligações irregulares de esgoto, que dão origem às línguas sujas. “Pela primeira vez, o município está olhando para essa questão, que assola nossa cidade há tantos anos. Estamos desenvolvendo medidas que, a longo prazo, vão deixar nossa orla marítima do jeito que queremos e merecemos”, declarou Claydson Moura, secretário-executivo da Prefeitura.


Maragogi/inglês

Em Maragogi, a Coordenadoria da Juventude deu início ao Curso de Inglês em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A aula inaugural contou com a participação de mais de 50 jovens do centro, zona rural e povoados. O curso, que tem uma duração de seis meses, vai acontecer todas às terças-feiras e será ministrado pelo professor Hilário.


Maragogi/idosos

Na última quinta-feira (2), a prefeitura de Maragogi, por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos do Idoso, lançou o “Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável”. A proposta do programa é ser referência no processo de otimização de oportunidades para inclusão digital e social, assegurando a participação da pessoa idosa para elevar a qualidade de vida. Vale destacar o empenho da secretária Márcia Fidelis nas ações sociais, sempre sensível às necessidades dos idosos.


Maragogi/Único

O programa trabalha com quatro campos de ação: educação, saúde, tecnologia e mobilidade física. Mediante a implantação do programa no município, Maragogi já recebeu os computadores e tem aulas de informática, inclusão e mídias sociais. Vale ressaltar que Maragogi é o único município com uma coordenadoria municipal do Idoso no Estado de Alagoas e que se prepara para receber o Selo Cidade Amiga da Pessoa Idosa.


Japaratinga/ICMBio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Japaratinga junto com o ICMBio, representado pelo chefe da APA Costa dos Corais, Vinicius Cavichioli Rodrigues, e pela responsável pelo ordenamento de uso público, Lilian Garcia, se reuniu com os permissionários do setor Aquaviário de Japaratinga, na última quarta-feira (1º). O encontro discutiu o novo credenciamento, assim como ordenamento das piscinas, maré 0.7, entre outros temas.


Japaratinga/ICMBIo 2

O objetivo é disponibilizar ao setor as informações necessárias para ajudar a classe. “Assim como foi nos orientado pelo nosso prefeito Déo, nosso compromisso é estar ao lado da população, lutando sempre pelo interesse de um bem comum”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio.

Mais matérias desta edição