Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Integração

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I22012022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 22/01/2022

Matéria atualizada em 22/01/2022 às 04h00

Aeroporto nos Cânions

A região dos Cânions do São Francisco é formada por municípios de quatro estados nordestinos, que possuem atividades econômicas importantes para o desenvolvimento. Lá está o Complexo de geração de energia elétrica de Paulo Afonso, sob a responsabilidade da Companhia Hidrelétricas do São Francisco (Chesf), além da região ter uma intensa atividade turística com dezenas de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e receptivos turísticos. Um dos principais polos de turismo é a cidade de Piranhas, sendo o terceiro destino de Alagoas. A região possui um aeroporto, que fica localizado no município de Paulo Afonso e que é um equipamento de transporte estratégico para a economia. Contudo, o aeroporto se encontra fechado e sofrendo com o abandono inviabilizando os voos regionais, que eram para ter iniciados em dezembro de 2021. Segundo os representantes da companhia aérea Azul, que opera na região, é preciso realizar manutenção do aeroporto para que possa receber os voos regulares com s egurança. O ministro do Turismo, Gilson Neto, também se posicionou pela reativação do aeroporto e já solicitou ao secretário de Aviação Civil, Ronei Sanggioro, para início das obras de recuperação do aeroporto, para que a Azul possa voltar a operar. A boa notícia é que a Azul já sinalizou que, se o equipamento aeroportuário for recuperado, a empresa voltará a operar em meados de 2022. Agora só resta um esforço conjunto dos empresários do setor de turismo em pressionar as lideranças políticas de seus estados, para que a obra de restauração seja realizada.


Cânions

O diretor operacional e de relações institucional da companhia aérea Azul, Marcelo Bento, declarou que os voos regionais da empresa para de Paulo Afonso, na Bahia, região dos Cânions do São Francisco, não foram realizados em dezembro devido a fatores adversos, começando pela falta de aeronaves Grand Caravan, que não foram entregues, e a falta de condições do aeroporto. Marcelo Bento fez as declarações com exclusividade para o portal CircuitoMundo.com


Voos Azul

Os voos da Azul chegaram a ser anunciados pelo presidente da companhia, John Rodgerson, em um vídeo gravado para as redes sociais juntamente com o ministro do Turismo, Gilson Neto, e comemorado pelos empresários da região dos Cânions do São Francisco. Segundo ainda Marcelo Bento, houve outros problemas também com as tripulações devido a Covid-19 e surto de influenza.


Ministro

O ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que já solicitou ao secretário de Aviação Civil, Ronei Sangollo, que as obras de recuperação do aeroporto de Paulo Afonso fossem realizadas para viabilizar os voos regionais. Gilson Neto disse ainda que havia falado com representantes da companhia aérea Azul e que recebeu a informação de que os voos regionais voltariam em meados de 2022, “provavelmente entre junho e julho”, disse ele.


Pão de Açúcar

Atendendo ao pedido dos administradores da Reserva da Mata da Onça, a Prefeitura de Pão de Açúcar fez a manutenção da estrada que dá acesso à reserva. A estrada renovada possibilitará garantir o acesso ao Rio São Francisco e garantirá a preservação da Canoa de Tolda presente na reserva, que faz parte do acervo tombado pelo Iphan.


Penedo/Literatura

Penedo tem mais um grande evento inserido no calendário cultural da cidade pronta para sediar festivais e congressos de grande porte como a FliPenedo, (Feira Literária) que está prevista para abril. A realização da 1ª Feira Literária de Penedo o evento foi discutido em reunião entre o Prefeito Ronaldo Lopes, a Secretária Municipal de Cultura, Aliny Costa; a Superintendente do GAPRE, Martha Martyres.


Coruripe

Em Coruripe, ocorreu mais uma edição do Saúde Tem Pressa concluída com sucesso, no povoado de Botafogo. Muitos atendimentos, consultas e palestras realizadas para os pacientes já agendados do povoado. O município tem levado saúde às comunidades mais distantes e bairros mais carentes.


Coruripe/Pontal

A Prefeitura de Coruripe continua trabalhando para disciplinar o trânsito em um dos cartões-postais do município, que é o Pontal do Coruripe. Através de ações da Guarda Municipal, muitos abusos cometidos por motoristas estão sendo evitados. A finalidade é dar segurança a todos na praia, evitando som alto, circulação de veículos pela faixa de areia e estacionamento em lugares proibidos. Aos poucos a casa vai ficando em ordem, os turistas agradecem.

Mais matérias desta edição