Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
.

CONFIRA OS DESTAQUES DO INTERIOR ALAGOANO #I13042024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 13/04/2024

Matéria atualizada em 13/04/2024 às 04h00

Muito dinheiro nos cofres de Craíbas

O município de Craíbas, localizado no Agreste de Alagoas, vizinho de Arapiraca, já é considerado o município mais rico do Estado, proporcionalmente a sua população e tamanho territorial. A prefeitura recebeu, segundo dados da ANM, R$ 20,84 milhões, sendo o que possui a maior arrecadação de CFEM, com a extração e comercialização de cobre pela Mineração Vale Verde (MVV).

ICMS igual ao estado

O montante representa mais de 97% de toda a arrecadação do estado de Alagoas, que recebeu este ano R$ 24.987,691,80, de acordo com o site da Agência Nacional de Mineração. Contudo, o dinheiro que chega aos cofres públicos não tem se traduzido em melhorias para o sofrido povo de Craíbas, que continua campeão alagoano de miséria, sob a administração do prefeito Teo Pereira (PP).

MP ouviu o povo

O Ministério Público de Alagoas, em audiência pública, ouviu os moradores do distrito de Folha Miúda, em Craíbas, para tratar sobre as demandas da população em diversas áreas. Contando com a participação de representantes da sociedade civil, Poder Executivo e Legislativo, o encontro foi uma iniciativa do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca.

Muitas denúncias

Os moradores destacaram ainda a falta de medicação no posto de saúde que atende a comunidade. Em relação à educação, eles falaram sobre problemas com o transporte escolar. De acordo com os pais e responsáveis, os ônibus estão superlotados e, por causa da logística, os alunos acabam chegando atrasados às aulas.

Coruripe investe em saúde

Coruripe continua avançando nos serviços prestados pela saúde pública à população. O município já contava com a realização de exames de acompanhamento dos pacientes com glaucoma e também com a distribuição dos colírios e agora ampliou o serviço, trazendo as consultas de acompanhamento para os pacientes diagnosticados com a doença.

Piranhas

As inscrições para o Curso de Licor Artesanal em Piranhas estão oficialmente encerradas. O curso começa neste domingo, dia 15, e segue na segunda-feira, 16, das 8h às 11h, no Centro Xingó. A prefeitura fornecerá transporte saindo da sede da Secretaria de Assistência Social. O objetivo é capacitar a população para o empreendedorismo.

Pilar

A ONG Pilares da Solidariedade tem atendido várias faixa etárias do Pilar, oferecendo uma variedade de cursos e atividades para todos os pilarenses que desejam participar. Os cursos vão desde profissionalizantes até os extracurriculares, buscando inspirar e capacitar para o mercado de trabalho.

Delmiro

O Programa Moradia Legal, executado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, realizou em Delmiro Gouveia mais uma ação que beneficiou a 122 famílias delmirenses. Graças ao programa, a população de baixa renda está tendo acesso e o direito à regularização fundiária, de forma totalmente gratuita. Em Delmiro Gouveia, imóveis das zonas urbana e rural foram contemplados.

Mais matérias desta edição