Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
José Elias

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #JE12062021

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 12/06/2021

Matéria atualizada em 12/06/2021 às 04h00

VICTOR COMANDA BARCO QUE DECIDIRÁ AS ELEIÇÕES DE 2022

Papel principal da montagem dos palanques, Marcelo Victor circula pelas águas sem saber destino que tomará. Barco grande, cheio de tripulantes, lotado de passageiros, ainda não encontrou o local onde desembarcará nas eleições do ano que vem. Viaja por todos os lados, para onde quer e conversa com personagens que vão liderar o processo político. Possui uma tropa de choque que garante sua retaguarda e acompanha seus passos nos dias seguintes. Querido na Assembleia Legislativa, sabe construir grupos, articulador profissional, revelou-se engenheiro do voto. Pra onde pender, seguramente pesará na balança pela força que conquistou nos acordos honrados e o circulo de amizades em todo o Estado. Comanda um poder que, se junto, jogando no mesmo time, manda a bola em qualquer canto do gramado. A seu lado, nomes expressivos como Paulo Dantas, Davi Davino, Galba Novaes, Marcos Barbosa, Inácio Loiola e outros com influência nas decisões. Seu voto à mesa de composições na formação dos grupos representa 100% da opinião dos deputados.


PROJETO DO PT DE ALAGOAS FAZ UM MINISTRO NO GOVERNO LULA

PT de Alagoas sonha alto no desenho político que começou a rabiscar na prancheta da corrida presidencial. Quer ser autoridade nacional, com presença nas grandes decisões do país, ao lado de Lula, se voltar ao Palácio do Planalto. Partido projeta uma cadeira no time ministerial para mostrar que o Estado tem voz e vez num governo organizado pelo povo. O jornalista Adelmo dos Santos, compadre do ex-presidente, entende que as forças vivas terão espaço. Aponta como exemplo a inteligência e a fidelidade do deputado Paulão, que respondeu todas as chamadas nas horas de dificuldades. Não vacilou sequer um segundo, sempre ao lado do difícil caminho, que terminou com a justiça inocentando Lula. Pelo que escuta da direção, em Brasília, agora os companheiros de Alagoas serão contemplados. Paulão estaria na lista do primeiro escalão, na posição de ministro dos Direitos Humanos. Isso significaria uma grande vitória da luta, desde as bases, na poeira das ruas, de Thomáz Beltrão, Ricardo Barbosa, Joaquim Brito e James Gagueira.


LIDERANÇAS DO VOTO TERÃO QUE SE ESFORÇAR PRA ENTRAR NO AR

O debate nacional abafou a resenha política de Alagoas, que deixou de ser discutida nos municípios grandes e pequenos. Não se fala mais de disputa do ano que vem nem dos prováveis candidatos trocando socos nos ringues eleitorais. Ao contrário de antigamente, esquinas que aparecem nomes locais, o senadinho se despeça, fugindo do local um por um.

A ordem do dia, em primeiro lugar, é o confronto anunciado entre Bolsonaro e Lula, que se apresenta como um clássico. O coronavírus ganha destaque pelas mortes roubadas, deixando famílias apavoradas como seus avanços. E a CPI da Covid, criada pelo Senado, deu Ibope ao Jornal Nacional, que aumenta as audiências pelos depoimentos mentirosos. O ex-deputado Marcos Ferreira ficou falando sozinho ao percorrer o interior, sondando suas bases. Quis discutir eleição de deputado federal e estadual, mas ninguém prestou atenção às suas consultas e voltou a Maceió decepcionado com a receptividade. Quis saber se Arthur Lira seria o mais votado, as chances de Rui Palmeira e não obteve resposta.

Mais matérias desta edição