Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

NOVAS FORMAS DE CELEBRAR

Aniversários virtuais e comemorações indoor, saiba como empresas e aniversariantes se adaptaram aos tempos de pandemia e mantiveram o ânimo

Por MARIA CLARA ARAÚJO* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 30/05/2020

Matéria atualizada em 04/06/2020 às 08h20

O mundo depois que a pandemia do novo coronavírus chegou, mudou por completo. Com o isolamento social, e com muitas atividades sendo suspensas e lugares sendo temporariamente suspensos. As empresas de decoração de festas e buffet acabaram sendo afetadas e tiveram que se readaptar, já que no momento as pessoas estão comemorando aniversários e datas importantes em casa, na companhia de seus familiares, e sem aglomerações.

É o caso de uma empresa de Maceió, que trabalha com decorações de festas há 7 anos. No momento que foi instituída a quarentena, a loja começou a se reinventar, conta Thais de Paiva Torres, responsável pela empresa. A solução encontrada por Thais foi enviar kits de decoração. São kits montados com cuidado e que servem para qualquer espaço, e pode ser entregue por delivery.

Além dos Kits, Thais começou a fazer lives em seu instagram (@belocaprichofestas) todos os finais de semana, dando dicas de decoração e mostrando aos seus clientes a importância de se manter firmes diante da pandemia. Apesar da ideia inovadora, o forte mesmo da empresa são as decorações grandes. “Nosso forte são as decorações grandes, mas como o momento não permite aglomerações, estou fazendo em casa para mostrar nossas peças e nosso trabalho”, explica Thais.

A Chez Marie, uma empresa de buffet, também teve que se adaptar a quarentena. Acostumada a realizar grandes eventos e a atender um grande número de pessoas em um único dia, também teve que se adaptar a um número reduzido desses festas. De acordo com Elisabete Guedes, a responsável pelo buffet, que o índice de cancelamento de festas e eventos chegou a aproximadamente 3%, pois em sua maioria as pessoas optaram por reagendar.

Durante a pandemia, a empresa, que não trabalhava com eventos pequenos, passou a se adaptar a essa realidade, para isso Elisabete criou a Petit comité, um espaço online dedicado a pequenas festas, e que vem dando certo. “Todo dia tem gente aniversariando, então estamos trabalhando agora em entregar cestas de café da manhã e entregar bolos. Agora, de uma forma que fique carinhosamente, a gente faz uma caixa surpresa, bota uma mensagem. Então a gente tem visto que era um mercado escasso e temos nos mantido com essa nova proposta”, explica Elisabete.

Mesmo mantendo as atividades em um pique constante, a empresa precisou se reestruturar. Houve uma redução no quadro de funcionários e suspensão no contrato de alguns, fora que Elisabete, que antes estava na parte administrativa da empresa, precisou voltar a colocar a mão na massa e algumas vezes participa das entregas.

FESTA NA VIDEOCHAMADA

As festas de aniversários também ganharam uma adaptação. Para evitar a aglomeração de pessoas e respeitar a quarentena, a nova forma de comemorar é virtualmente, através de plataformas onlines que disponibilizam espaço para várias pessoas participarem ao mesmo tempo, conta Maria Sandra, que participou de uma festa online no último final de semana. “Foi divertido! Foi uma forma de se arrumar e poder tomar um vinho na companhia dos amigos. Recebemos uma lembrancinha da aniversariante. Um bolinho para cantarmos os parabéns juntos e umas bolas para decoração. Nem parecia que estávamos distantes”, conta Sandra.

Ainda assim, os planos de muitas pessoas foram mudados depois da pandemia, como é o caso da estudante Shara Remígio, que comemorou seu aniversário na sexta-feira (22 de maio). A estudante queria sair com amigos e familiares para curtir seu dia, mas teve que mudar os planos: ficou em casa e comemorou com a família.

“Pedimos pizza e encomendaram uma torta. A situação não é uma das melhores, não era em casa que eu pretendia comemorar meu aniversário. Gostaria de ver algumas pessoas que eu amo. Porém, é válido ficar com a família em casa e seguir as medidas de isolamento, para prevenir a saúde de todos”, diz Shara.

Já Maria Eduarda Rodrigues, tem uma pontinha de esperança para que seus planos de aniversário se realizem. “Antes da pandemia eu pretendia comemorar meu aniversário em Gramado com minha família, em junho. É uma cidade que amamos muito”, afirma Maria Eduarda.

 A estudante já garantiu seu plano B, caso a quarentena persista até o dia do seu aniversário. “Ficarei em casa com minha família e falarei com a maior quantidade de amigos possível pela internet. O que vale é comemorar com quem amamos, farei isso mesmo que virtualmente.”

E em relação a como ela se sente diante da situação, ela desabafa: “Claro que eu tinha maiores expectativas para o meu aniversário, até porque é o dia que eu mais espero o ano todo, mas sinceramente, acho que o pensamento de todo mundo mudou e estamos percebendo o que realmente é importante. No momento, pra mim, o que mais importa é que todos fiquem bem e que essa situação passe logo”, conclui Maria Eduarda.

*Sob supervisão da editoria da Revista Maré

Mais matérias desta edição