Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

RENDA-SE: 1ª MOSTRA DE MODA ALAGOANA CONVOCA ESTILISTAS

Com seleção inclusiva de modelos e evento online, projeto abre inscrições para criações inspiradas no filé

Por MAYLSON HONORATO COM ASSESSORIA | Edição do dia 08/08/2020

Matéria atualizada em 08/08/2020 às 06h00

Não é um simples bordado. Para diversas comunidades alagoanas, o filé tem uma dimensão cultural e econômica muito maior do que se imagina. A tradição, em 2014, foi reconhecida como patrimônio imaterial do Estado e garante a sustentabilidade de centenas de famílias, além de imprimir suas formas e cores no imaginário visual de Alagoas.

Em setembro, o filé ganhará ainda mais destaque ao ser colocado no centro de um grande processo criativo, liderado pelo projeto “Renda-se - 1ª Mostra de Moda Alagoana”.

Idealizado pela arquiteta e produtora Mirna Porto Maia, o projeto realizará um grande desfile de moda inspirada no filé e uma exposição que exibirá as peças criadas pelos estilistas em parceria com as rendeiras de Alagoas. O conjunto de ações irá contribuir para democratizar o acesso e dar visibilidade ao conteúdo desenvolvido pelos profissionais da moda e do artesanato produzidos no estado. Além disso, o projeto vai incentivar que os profissionais da moda trabalhem cada vez mais com o filé.

O projeto lançou uma convocatória para profissionais e estudantes de moda. Os interessados devem ler o regulamento no site do evento (veja o serviço abaixo) e enviar suas criações até o dia 18 de agosto. Após o processo de curadoria serão divulgadas as propostas selecionadas para as etapas seguintes.

Realizado no Espaço Armazém e transmitido ao vivo pelo YouTube no dia 24 de setembro, o desfile apresentará o trabalho de dez criativos: cinco profissionais e cinco estudantes de moda da Escola Técnica de Artes da Ufal. Cinquenta modelos serão escalados para a passarela, que vai contar com um backstage adaptado às normas de segurança impostas neste momento, porém sem perder o encanto característico de um desfile de moda.

Na sequência, a exposição “Renda-se” será instalada no Maceió Shopping.

Algo marcante no projeto será a apresentação da diversidade do povo alagoano, com uma seleção inclusiva de modelos, que levará para a passarela os distintos perfis de beleza que compõem a nossa população.

Segunda a curadora Mirna Porto Maia, o principal objetivo do Renda-se é pensar a moda e o design como instrumento de valorização da cultura local.

“Vamos trabalhar a valorização do artesanato por jovens estilistas, por criadores, explorando as possibilidades infinitas que o produto artesanal possui, e que hoje, apesar de tudo, ainda é desconhecido, desvalorizado. Essa ligação do atrevimento que a arte e a moda possuem, com as tradições artesanais mais antigas - nesse caso a renda - ou bordado. Respeito à ancestralidade, trazendo o universo da contemporaneidade para um mergulho nas tradições. O projeto também vai levar às rendeiras informações e novas experiências. Essa fusão é o que nos espera. Insisto que moda é arte que se veste. É recado. É bandeira”.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

A pandemia do novo coronavírus afetou de maneira profunda a produção cultural. Mesmo com o estado entrando em novas etapas de flexibilização das atividades não essenciais, os protocolos sanitários trazem grandes desafios para os produtores.

Assim como as principais grifes internacionais adaptaram seus desfiles para o formato online, o projeto Renda-se também precisou se reinventar para o novo momento global, sem perder seu conceito original.

“O projeto foi submetido à Lei de Incentivo e aprovado no ano passado, num momento completamente diferente do atual. Nós tínhamos planejado um grande desfile, com convidados de todo o Brasil, e um público esperado de cerca de 100 pessoas. Agora vamos fazer no formato de live, porém com uma produção muito elaborada e uma apresentação de impacto”, garante Mirna Porto.


SERVIÇO:

O quê: Inscrições para o projeto Renda-se -1ª Mostra de Moda Alagoana

Onde e quando: as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site projetorendase.com.br até o dia 18 de agosto

Instagram: @rendasealagoas

Informações: 99821-2829

Foto: RICARDO LÊDO/DIVULGAÇÃO
 

Idealizadora do projeto, Mirna Porto diz que iniciativa quer valorizar tradição e talentos alagoanos
Idealizadora do projeto, Mirna Porto diz que iniciativa quer valorizar tradição e talentos alagoanos - Foto: RICARDO LÊDO/DIVULGAÇÃO
 

Foto: RICARDO LÊDO/DIVULGAÇÃO
 

Foto: RICARDO LÊDO/DIVULGAÇÃO
 



Mais matérias desta edição