Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

BELEZA, CONFORTO E ESPAÇO EM AMBIENTES COMPACTOS

Decoração e planejamento podem transformar ambientes menores em sofisticados e aconchegantes; confira as dicas que traduzem as principais tendências

Por DA EDITORIA DA REVISTA MARÉ | Edição do dia 13/03/2021

Matéria atualizada em 13/03/2021 às 04h00

Até pouco tempo, morar em um espaço menor era sinal de aperto e desconforto. Mas isso não é mais um problema. O planejamento do espaço, a escolha certa dos móveis e aquela ajudinha de um profissional em arquitetura são o caminho para a realização do sonho da moradia perfeita, mesmo em apartamentos compactos, que se tornaram cobiçados pelo mercado imobiliário por estar alinhados ao conceito de vida mais dinâmico da população. A tendência é que o espaço disponível seja utilizado de forma eficiente, sem deixar de lado a beleza e a sofisticação. Para isso, é importante que o layout do ambiente interno consiga corresponder a máxima utilização do espaço. O planejamento dos espaços é orientado por três conceitos: integração, amplitude e flexibilização. Para responder a essa demanda, a engenharia trouxe um novo conceito para projetos que começaram a ser lançados nos últimos anos. O vão livre permite maior flexibilização do espaço, já que pilares e colunas são deslocados para as extremidades das construções. “Com o ganho espacial, hoje, podemos ousar na criatividade e fazer com que os moradores sintam-se tão confortáveis, que até se esquecem que ali é um espaço menor do que os tradicionais apartamentos que eram vendidos na década passada”, explica a arquiteta Caroline do Valle. Convidamos a arquiteta para nos dar algumas dicas, que, para ela, vão conquistar a todos e fazer com que as pessoas passem mais tempo em casa - e gostem disso. Elas também são algumas das ideias pensadas por Caroline para o projeto do Hub Compact Life, projeto que está chamando a atenção em Goiânia (GO).

Divisórias de ambientes em vidro Pensando na divisão de ambiente em um mesmo espaço ou na integração deles, o uso de divisórias em vidro está em alta. Esse tipo de estrutura permite ao morador adequar o espaço à demanda de cada momento. Com o vidro, é possível, por exemplo, garantir a privacidade do espaço do quarto sem que isso dê a sensação de estreitamento.

Móveis e acabamentos minimalistas Quem nunca ouviu a máxima do menos é mais. O planejamento dos móveis não é algo novo, mas o uso do conceito do simples, sim. A tendência é que os móveis integrem ainda mais a decoração e, muitas vezes, passem despercebidos aos olhos das pessoas. Um exemplo é a não utilização de puxadores. Nas cozinhas, eles desaparecem das portas, gavetas e basculantes.

Design circulares Os móveis não são usados apenas pela funcionalidade própria dele. No planejamento, além de integrarem a decoração, eles podem trazer ao ambiente uma sensação de aconchego. Mobiliário orgânico é um dos fatores que mais chamam a atenção, atualmente. A preferência por formatos mais curvos ou arredondados ajuda na construção de maior fluxo e circularidade das pessoas nesses ambientes.

Itens para uso em mais de um ambiente Quando se pensa em espaços compactos, não se imagina preencher a residência com muitos artigos e objetos. Por que não usar, então, o mesmo objeto para compor mais de um ambiente?! Por exemplo, uma TV giratória pode atender o morador em um espaço social, seja na sala e varanda ou também pode ser direcionada para o quarto ou sala de jantar para o uso individual.

Nichos embutidos Prateleiras abertas foram utilizadas por muito tempo para a acomodação de objetos, seja nos quartos, escritórios, banheiros e até na cozinha. Contudo, esse design que avança para o ambiente pode trazer o desconforto, ainda mais em lugares compactos. A dica é o uso de nichos embutidos que vão dar a sensação de mais aconchego. Paredes em tons pastéis e o uso de tons amadeirados A escolha das cores que vão ser utilizadas em um ambiente vai depender do tipo de cena que se pretende criar. A dica para dar mais amplitude aos ambientes compactos é o uso de tons pastéis. Essa dica já é bem conhecida. Mas, quanto elas se juntam a tons amadeirados, revelam um lugar com mais conforto e aconchego.

Mais matérias desta edição