Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Maré

UMA CIDADE INSTAGRAMÁVEL

Espaços criativos elevam autoestima dos maceioenses e aumentam buscas por Maceió na internet, o que pode refletir no turismo da capital alagoana

Por Thauane Rodrigues* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 22/01/2022

Matéria atualizada em 22/01/2022 às 04h00

Se a beleza de Maceió é instagramável por natureza, nos últimos dias ela ganhou um reforço e se tornou ainda mais irresistível. É que os cenários instagramáveis do projeto “Maceió é Massa” deram match com as paisagens da capital alagoana e transformaram o jeito com que os momentos são registrados na cidade.

O beach club, cadeira e balanço gigantes, capelinha do Jaraguá, túnel de bambu, as cores e os filtros naturais de Maceió vem fazendo os moradores e turistas gozarem de novas experiências e compartilhá-las nas redes sociais de diferentes formas.

“Eu adorei a mudança que a cadeira trouxe para o bairro, deu mais vida, mais movimento, tem mais gente feliz andando por aqui. Acho que a ideia foi massa e a gente precisa desses espaços que promovem integração, nos fazem rir”, afirma Vittor Leone, 27 anos, morador da Ponta Verde.

Seja deitado na cadeira, em pé no balanço ou inovando nas poses com o pôr do sol, o que vale é compartilhar dos momentos vividos, vale tanto que até casamento pode acontecer na capela de Jaraguá, tendo o final de tarde como um dos personagens principais.

“Acho que mudou para sempre a nossa visão daquele espaço. Não vim em nenhum casamento ainda, mas é um lugar que nos faz sonhar, nos faz sentir paz”, diz Yasmin Vieira, que aproveitou a visita à capelinha para registrar a tarde maceioense.

Aumentando a ligação entre os moradores e a cidade, os pontos instagramáveis têm proporcionado aos maceioenses um maior sentimento de pertencimento com o local onde mora. Turistar e descobrir novas formas de aproveitar a cidade virou tendência nas redes sociais.

São onze espaços criativos espalhados pela cidade e que trazem características do destino, como as riquezas marinhas, natureza e identidade cultural. Para conferir todos os espaços, basta passear pelas orlas de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jaraguá, Praia da Sereia e também no bairro da Santa Amélia, que tem um belíssimo pôr do sol.

Os locais também têm contribuído para colocar a cidade entre os destinos mais divulgados na internet, aumentando o fluxo de pessoas que transitam, movimentam a economia e oxigenam a cultura local.

Segundo o secretário municipal de comunicação de Maceió, Lininho Novais, a ação visa despertar o sentimento de pertencimento dos maceioenses e promover o acolhimento dos visitantes. “É desta forma, com esse novo olhar sobre o turismo, que Maceió se torna ainda mais inclusiva, interativa e integrada”, afirma o secretário.

Para Luh Turbantes, dançarina e digital influencer, os pontos possibilitam que diferentes comunidades participem de uma mesma ação. “Em cada story postado, hashtag marcada, eu consigo perceber diferentes núcleos sociais aproveitando de forma igualitária e divulgando nossa cidade”, diz ela.


A CADEIRA GIGANTE

Sendo um sucesso na web, a cadeira gigante elevou o município em 6.000% nas buscas do Google, de acordo com o Google Trends - plataforma que mostra os assuntos mais pesquisados. As postagens em redes sociais feitas por pessoas comuns, influenciadores digitais e veículos de comunicação superaram a marca de 10 milhões de visualizações em apenas três dias.

“Além de todo o benefício para o destino Maceió e a economia local, esse engajamento economiza recursos públicos que poderiam ser utilizados com a promoção da capital em todo o mundo”, complementa Lininho.

Com o bom retorno da população e dos visitantes, a Prefeitura de Maceió continua analisando novos locais para receber outros monumentos instagramáveis, como por exemplo, a orla lagunar, no Vergel do Lago.

* Sob supervisão da editoria da Revista Maré.

/Maceió, 19 de janeiro de 2022

Balanço da Samta Amelia, em Maceió. Alagoas - Brasil.

Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 19 de janeiro de 2022

Balanço da Samta Amelia, em Maceió. Alagoas - Brasil.

Foto:@Ailton Cruz
/Foto:@Ailton Cruz
/Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 19 de janeiro de 2022

Capelinha de Jaraguá, na areia da Praia da Avenida, em Maceió. Alagoas - Brasil

Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 19 de janeiro de 2022

Capelinha de Jaraguá, na areia da Praia da Avenida, em Maceió. Alagoas - Brasil

Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 19 de janeiro de 2022

Balanço da Samta Amelia, em Maceió. Alagoas - Brasil.

Foto:@Ailton Cruz
/Foto:@Ailton Cruz

Mais matérias desta edição