Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA28052020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/05/2020

Matéria atualizada em 28/05/2020 às 06h00

Balanço

A safra 19/20 chegou a fim em Alagoas com 16,9 milhões de toneladas de cana processadas. O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, considerou o resultado positivo e lembrou que há mais de dois anos as usinas do Estado haviam beneficiado apenas 13,4 milhões de toneladas de cana.


Esforço

Segundo Pedro Robério, isso é resultado do esforço empresarial continuado que empresários alagoanos da indústria sucroenergetica, fornecedores de cana e trabalhadores vêm desenvolvendo no sentido de soerguer essa atividade em Alagoas.


Estímulo

Diante das campanhas de incentivo ao consumo de etanol, o presidente do Sindaçúcar-AL reforçou que abastecer o veículo com o biocombustível reflete em desenvolvimento, emprego e circulação de renda para o Estado de Alagoas.


Etanol

“Precisamos fazer a nossa parte, contribuindo com a cidadania. Sendo Alagoas o maior polo produtor de etanol do Nordeste, devemos abastecer nossos veículos com etanol”, destacou Nogueira.


PAA

A Assembleia Legislativa de Alagoas derrubou, na sessão dessa quarta-feira (27), o veto governamental a uma das emendas apresentadas pela deputada Jó Pereira ao Orçamento deste ano, que garantiu na peça orçamentária a inclusão do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), dentro da ação de fortalecimento da agricultura familiar, cujos recursos destinados pelo Poder Executivo são de aproximadamente R$ 52,4 milhões.


Conquista

Jó explicou que colocar o Programa de Aquisição de Alimentos dentro do Orçamento é uma conquista, mas é necessário cobrar do governo sua execução e continuidade: “Há quatro anos o PAA foi aprovado na Casa de Tavares Bastos e há quatro anos venho pedindo ao governo a execução do programa”, explicou a deputada.


Sem veto

Dos 16 artigos vetados na Lei Orçamentária Anual (PLOA), os parlamentares mantiveram três e rejeitaram 13. Com cara de independente, a bancada do governo, majoritária na Casa, parece cada vez menos palaciana. Anote aí: novos vetos cairão nos próximos dias.


“Exemplo”

Ceará, Maranhão e São Paulo anunciaram, ontem, a reabertura de alguns setores que estão fechados dentro das medidas de isolamento social – especialmente no comércio. Alagoas deve seguir no mesmo caminho.


Abrindo

Vários auxiliares do governador Renan Filho já defendem, abertamente, a retomada gradual de atividades nos setores do comércio e serviços a partir de primeiro de junho.


Preparando

Com a possibilidade de bloqueio total ou lockdown descartadas em Alagoas, o governo de Alagoas já prepara medidas prevendo a reabertura de setores da economia que estão fechados ou funcionamento parcialmente, especialmente nas atividades do comércio e serviços.


GT

O governo promete tocar o Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de estabelecer protocolos de funcionamento dos setores econômicos após o período de isolamento social. O grupo reúne os secretários George Santoro (Fazenda), Fábio Farias (Gabinete Civil) e Rafael Brito (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e representantes do setor produtivo.


Testagem

A Cooperativa Pindorama realiza esta semana a coleta de amostras de todos os seus colaboradores para análise numa ação preventiva ao novo coronavírus. A medida busca intensificar os cuidados com a saúde das pessoas que fazem parte do quadro funcional.

Mais matérias desta edição