Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA02062020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/06/2020

Matéria atualizada em 02/06/2020 às 06h00

Largada

O “GT da Flexibilização”, grupo que vai definir os protocolos de funcionamento dos setores da economia de Alagoas que estão fechados durante o decreto de situação de emergência, realiza nesta terça-feira as primeiras reuniões. O primeiro encontro será com representantes de bares, restaurantes, hotéis e eventos. Na sequência, uma nova reunião com representantes de shoppings e do comércio. Na quarta-feira (3), o GT terá reunião com os setores da indústria e da construção civil.


Gradual

O governo ainda não definiu a data para a retomada do funcionamento dos setores considerados não essenciais, mas a expectativa é que algumas atividades já retornem a partir do próximo dia 11, quando será editado um novo decreto de isolamento social em Alagoas. A proposta é que a reabertura seja feita em etapas.


Protocolo

Um dos integrantes do Grupo de Trabalho, o secretário Rafael Brito, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, explica que na reunião serão apresentadas as propostas de protocolo sanitário de funcionamento para cada setor. “É uma proposta para iniciar uma discussão e receber informações de cada setor”, ponderada.


Fases

A partir das conversas entre setores público e privado serão definidas as regras para reabertura de todos os setores: “Serão provavelmente quatro ou cinco fases. A indústria, já está funcionando, mas vai discutir também, porque como os outros setores vão reabrir teremos um aumento na circulação de pessoas, o que vai exigir protocolos mais rígido de funcionamento para todos os setores, de forma a evitar um aumento no contágio do novo coronavírus”, aponta.


Sem data

Brito aponta que a reabertura “depende desses próximos dez dias (período que o atual decreto de isolamento social está em vigor) fundamentais para se saber qual a evolução da Covid-19 e onde pode chegar. Também vamos avaliar os resultados dos estados que abriram esses setores, qual foi impacto no número de casos e mortes. Vamos olhar o Maranhão, Pernambuco e Ceará e ver que tipo de impacto tiveram”, afirma.


Mania de se...

O Parque Shopping Maceió lança esta semana a campanha ‘Mania de se Apaixonar’ que convida os casais a compartilharem suas manias. O concurso cultural vai oferecer um jantar romântico (por delivery) e um kit decorativo às participações mais criativas.


…apaixonar

A campanha para o Dia dos Namorados acontece no ambiente digital e traz nas redes sociais do shopping conteúdos divertidos e um vídeo cheio de momentos especiais. Para participar do concurso cultural ‘Mania de Namorados’, basta postar no Instagram até o dia 10 de junho um vídeo das manias ou da “challenge” com duração de até 30 segundos e marcar o perfil @parqueshoppingmaceio.


Edital

Nesta quarta-feira (03), o Sebrae em Alagoas lançará um edital para selecionar conteúdos audiovisuais sobre economia criativa. Os interessados em participar da seleção terão até o dia 30 de junho para apresentar propostas de materiais em duas modalidades: videoaula e podcast. A análise dos conteúdos inscritos acontecerá na primeira quinzena de julho.


On line

“O edital é uma possibilidade para que profissionais repassem conhecimentos por meio de atividades online. A gente quer aproveitar para conhecer o que as pessoas produzem sobre a economia criativa. O material será disponibilizado em nossos portais como conteúdo”, explica a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae, Débora Lima.


Seleção

Após a etapa de apresentação de propostas, serão selecionados dez projetos de conteúdos audiovisuais: sete destinados à produção de videoaulas e três voltados para a produção de podcasts. As propostas de videoaula e de podcast selecionadas receberão, respectivamente, R$ 7 mil e R$ 3 mil.

Mais matérias desta edição