Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA28072020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/07/2020

Matéria atualizada em 28/07/2020 às 06h00

Baixa

O MDB e o Democratas anunciaram ontem (27) que vão abandonar o “blocão”, bloco parlamentar liderado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL) que contava com 221 integrantes distribuídos entre PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros e Avante.

Causas

A baixa faz a bancada do ‘blocão’ cair para 158 deputados. A saída, segundo vários analistas, teria sido motivada pela posição do deputado Arthur Lira, que tem atuado como líder do centrão e líder “informal” do governo Bolsonaro.

Minimizando

No Twitter, Lira comentou o racha: “O bloco de partidos que é chamado de centrão tem como objetivo manter o diálogo e a votação das pautas importantes para o País. O chamado bloco do centrão foi criado para formar a comissão de orçamento. Não existe o bloco do Arthur Lira”, tuitou.

Independentes

O líder do MDB, Baleia Rossi (MDB-SP), comentou sobre a decisão e disse que a independência ao governo foi aprovada em convenção realizada em 2019. “A presença do MDB no bloco majoritário da Câmara se devia às cadeiras nas comissões. Manteremos diálogo com todos. Somos ponto de equilíbrio”, escreveu.

Autonomia

O líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (DEM-PB), diz que a manobra busca “autonomia”. “Foi questão regimental mesmo, posicionamento de bancada quanto a requerimentos, urgências, destaques, reposicionar a autonomia da bancada”, disse.

Diálogo

Em busca de uma solução que possa assegurar a manutenção do Programa do Leite em Alagoas, suspenso pelo Governo do Estado para que pudesse ser reformulado, a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) encaminhou ofício ao secretário de Estado da Agricultura, João Lessa, solicitando uma audiência para debater a continuidade do programa.

Esforços

A Famecal pede que sejam somados esforços “com o objetivo de conseguirmos dialogar com o governador Renan Filho sobre a importância da manutenção do Programa do Leite para as famílias carentes do Estado de Alagoas”, afirma o ofício.

Autônomos

Com objetivo de atender criadores de animais de pequeno porte por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), a Conab realiza, nesta terça-feira, uma nova operação para contratação de remoção de 6,2 mil toneladas de milho em grãos. Podem concorrer à prestação do serviço de transporte do produto caminhoneiros autônomos por meio de suas associações e cooperativas. O milho destina-se a Alagoas e mais dez Estados.

Conectividade...

Os nordestinos aproveitaram o isolamento social para experimentar o conceito de Casa Conectada: conectar objetos para promover segurança, conforto e entretenimento aos moradores de forma prática e integrada.

...em casa

Nas lojas da Vivo na região, as vendas dos itens que possibilitam essa conectividade cresceram 70,4% nos quatro meses de isolamento em relação aos 120 dias anteriores. O assistente de voz da Amazon, o Echo Dot, foi o item mais vendido, crescendo 122,2%, seguido da Smart Lâmpada Wi-Fi, que apresentou crescimento de 32,4%.

Decreto

A Fecomércio AL protocolou ofício ao secretário de Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo do Estado de Alagoas, Rafael Brito, solicitando que a pasta promova, junto ao Gabinete Civil e à Secretaria de Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz AL), uma discussão sobre a possível revogação do Decreto 70.046/2020.

Mais matérias desta edição