Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA26092020

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 26/09/2020

Matéria atualizada em 26/09/2020 às 06h00

Portugal

Após dois anos de negociação entre o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e a companhia aérea portuguesa TAP, o voo direto inaugural entre Lisboa e Maceió acontece na próxima sexta-feira (02). A aeronave modelo A321neoLR desembarca no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 20h30.


Novos…

A nova linha promete abrir “as portas” da Europa para Alagoas. A TAP opera nos principais países europeus e vai atuar junto com o governo de Alagoas para trazer turistas de outros países, a exemplo de Itália, Espanha e França. A inauguração contará com uma programação especial, incluindo o batismo da aeronave e distribuição de brindes de Alagoas para passageiros e tripulantes.


...horizontes

A Sedetur, lembra Brito, fez várias ações promocionais do destino Alagoas em alguns países europeus. A expectativa é que o voo Maceió-Lisboa traga um número maior de turistas internacionais para o Estado. “É um passo muito importante para a consolidação do setor, que tem se mostrado como um dos mais importantes de nossa economia”, aponta.


A pleno vapor

Iniciada na segunda quinzena de agosto, a safra de cana-de-açúcar 20/21 em Alagoas conta, desde essa sexta-feira, 25, com todas as unidades industriais do setor sucroenergético alagoano em pleno funcionamento. De acordo com dados do departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, a última usina a entrar em operação neste ciclo foi a Sumaúma, em Marechal Deodoro.


Moagem

A previsão para a safra 20/21 é que sejam processadas 18 milhões de toneladas de cana, podendo variar de acordo com o comportamento das chuvas no Estado, sendo 9,9 milhões de toneladas de cana própria, 6,4 milhões de toneladas de fornecedores e 1,6 milhão de toneladas de cana de outras fontes produtoras.


Festival

Alagoas terá vários empreendedores participando da mostra de negócios criativos do Festival Nordestino de Economia Criativa, evento digital que irá acontecer de 28 a 30 de setembro. “Divulgar Alagoas para outros públicos é sempre uma ótima oportunidade”, aponta Gustavo Boroni, proprietário da marca Estampa Pop, estúdio que atua com fotografia e design.


Tem mais

Além do estúdio Estampa Pop, também irão participar da mostra as empresas alagoanas Agência Alagoas Cultural, Contém Amores, Do lado de cá, Ekonativa, Layla Vilela Design e Bordeliê. Durante a mostra, negócios de toda a região Nordeste participarão de uma exposição virtual de produtos e serviços criativos.


Emergencial

O Banco do Nordeste acaba de superar a marca de R$ 2 bilhões de investimentos no âmbito do FNE Emergencial, valor correspondente a 85,3 mil operações. Foram beneficiados empreendedores individuais (MEIs), pessoas físicas atendidas pelo programa de microcrédito do Banco, o Crediamigo, e empresas de todos os portes localizadas nos municípios em situação de emergência devido à crise sanitária e que estejam inseridos na área de atuação do BNB, os nove estados da região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.


Prata da casa

Em Alagoas, foram contratados R$ 95,4 milhões, sendo 62% do montante destinado à operações com micro e pequenos empresários. Foi o caso da empresária Ângela Seabra, sócia proprietária da pizzaria Del Popollo, tradicional na capital alagoana, em funcionamento desde 1991, e de outro empreendimento que precisou ser fechado em razão da crise.


Fôlego

Seabra diz que o financiamento emergencial deu fôlego para enfrentar o período da pandemia. “No nosso caso, o financiamento permitiu a reorganização financeira das duas empresas e o fôlego necessário para podermos pensar com mais clareza nas ações necessárias para, principalmente, manter os empregos da nossa empresa matriz, a Del Popollo. Acredito que a pandemia trouxe uma nova realidade e que ainda estamos em fase de adaptação financeira e operacional”, afirma.

Mais matérias desta edição