Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA08042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 08/04/2021

Matéria atualizada em 08/04/2021 às 04h00

Novo secretário

O ex-prefeito de Feliz Deserto, Maykon Beltrão, será nomeado ainda esta semana para a Secretaria de Agricultura do Estado. Na verdade, trata-se mais de um “ajuste”. O atual secretário, no entanto, pode continuar na Seagri, para ajudar a tocar importantes projetos que ajudou a formular – entre eles a volta da distribuição de sementes para pequenos agricultores.


Fica?

A troca na pasta será feita a pedido do PSD, do deputado federal Marx Beltrão. A Seagri está na cota política do partido. O governador, no entanto, pediu que o atual secretário continue na Seagri. João Lessa Neto, que já foi secretário de Desenvolvimento Social, está à frente da Agricultura há um ano e deve decidir se continua ou não, ajudando a tocar algumas ações. A conferir.


Condições especiais

Frente à segunda onda da pandemia de Covid-19, o Banco do Nordeste anuncia novas condições especiais no Crediamigo. Os clientes passam a contar com carência para começar a pagar novos empréstimos, além de oportunidades diferenciadas para renegociação ou reescalonamento de operações com ou sem atraso. As ações somam-se a outras já implantadas anteriormente pelo BNB.


Carência

Entre as medidas está a concessão de carência de até 30 dias para pagamento da primeira parcela de novas operações (contratações e renovações de crédito) firmadas durante o período de 1° de abril e 30 de junho deste ano. Outra novidade é o reescalonamento de dívidas, inclusive de parcelas vencidas. O valor dessas parcelas será atualizado, com a possibilidade de dispensa de encargos por atraso, sendo o saldo incorporado linearmente às prestações a vencer.


Serviço

Também será possível a renegociação de operações vencidas ou com parcelas em atraso, com prazo de até 24 meses e condições diferenciadas. Para adesão ao benefício, o cliente poderá solicitar e autorizar por meio do WhatsApp Corporativo (85) 99973-0700 ou pelo App Crediamigo.


Sementes

O governo confirmou, ontem, que o Programa de Distribuição de Sementes destinado a agricultores familiares de Alagoas será retomado pela Secretaria de Estado da Agricultura, com a distribuição podendo ser iniciar na próxima semana.


Agro

De acordo com o relatório de Produção Industrial mensal – Produção Física, publicado no início de março pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de máquinas e equipamentos agrícolas teve crescimento de 36,3% no primeiro bimestre de 2021 se comparada ao mesmo período de 2020. E não é só isso: a produção de bens de capital aumentou 16,6% e a indústria brasileira avançou 1,3%, sempre com a mesma base de comparação.


Pesquisa

Relatório lançado nesta segunda-feira (5/4) pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) aponta que a fome alcançou 12% dos domicílios rurais, contra 8,5% na área urbana, entre os meses de setembro, outubro e novembro de 2020.


Fome

Realizada entre os dias 5 e 24 de dezembro do ano passado, a pesquisa considerou 2.180 domicílios em todo o país, sendo 518 na área rural - 23,7% das entrevistas realizadas. O questionamento se ateve apenas a domicílios particulares, ou seja, onde há moradores permanentes. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, conversou nesta terça-feira, 6, por videoconferência, com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos da América, Tom Vilsack. A cooperação entre os dois países na área agrícola, com troca de informações baseadas na ciência, e compromissos com a produção sustentável pautaram a reunião.


Colaboração

A ministra lembrou que Brasil e Estados Unidos têm similaridades, como o fato de serem grandes produtores e exportadores de produtos agrícolas, e reafirmou o interesse do Ministério da Agricultura em fortalecer os laços históricos de colaboração com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Mais matérias desta edição