Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA POLÍTICA ALAGOANA #MA12062021

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 12/06/2021

Matéria atualizada em 12/06/2021 às 04h00

Pronto para…

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, sinalizou, durante solenidade realizada no Palácio dos Palmares nesta semana, que tem planos para assumir o governo em caso de afastamento do governador Renan Filho em abril de 2022.


… a posse

Em seu discurso, Marcelo Victor deu a deixa: “Que encontremos o caminho para que não haja retrocesso em Alagoas. De minha parte, estou pronto para prosseguir servindo ao meu Estado”.


Solar

Jair Bolsonaro criticou as propostas que tramitam no Congresso Nacional com objetivo de taxar a energia solar e travar o desenvolvimento do setor de energia limpa e renovável no Brasil. Após encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira, na quinta-feira (10), o presidente afirmou que é preciso “brigar para não taxar nada”.


Crise

Bolsonaro lembrou que o país vive a “maior crise hidrológica da história”, e que, por isso, “não podemos criar problemas para quem quer investir em energia solar”. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, entre setembro de 2020 e abril de 2021, o país teve menor volume histórico de água nos reservatórios das hidrelétricas.


Emperrou

O presidente do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), Heber Galarce, destaca que, mesmo com a grave crise hídrica, está travada na Câmara dos Deputados a tramitação do PL 5829/19, que institui o novo marco legal da geração de energia limpa descentralizada.


Donativos

A Usina Coruripe doará alimentos às famílias que estão em vulnerabilidade social nas comunidades onde a empresa mantém unidades. No total, serão distribuídas 3.846 cestas básicas. Em Alagoas, a ação ocorrerá em Coruripe.


Novidade

Em busca de novas tecnologias capazes de promover o desenvolvimento da agricultura familiar em Alagoas, em especial dos criadores do segmento do leite, a diretoria da CPLA conheceu de perto um novo sistema de produção para alimentação animal com base na agroecologia. O modelo sustentável de gestão é desenvolvido na fazenda Mandacaru, no município de Major Isidoro.


Empreendedor

Santana do Ipanema inaugura, na próxima terça-feira, a Casa do Empreendedor. Indo além da Sala do Empreendedor que já existia no município, o novo equipamento será um espaço físico inovador que trará mais agilidade e conforto no atendimento aos empresários e chega para incentivar o empreendedorismo e a economia local.


Lucro

O Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, aquece as esperanças dos empreendedores de micro e pequenos negócios de Alagoas, que esperam um aumento nas vendas em comparação com o ano passado. Em 2020, a data registrou um crescimento de 91% em faturamento on-line, em relação ao mesmo período em 2019, segundo o Ebit/Nielsen, que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas entre os consumidores. O tíquete médio foi de R$ 452 e o total movimentado foi de R$ 4,1 bilhões.


Turismo

Gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) participam, entre os dias 08 e 10 de junho, da convenção anual da operadora CVC. Em formato digital, o evento deve reunir cerca de 3 mil participantes, entre agentes de viagens, agências franqueadas, expositores e parceiros, apresentando novidades em destinos, produtos, vendas e marketing, incluindo tendências e novas oportunidades dentro do setor turístico no país.


PAA

A Conab promove, neste mês de junho, uma série de reuniões técnicas com associações e cooperativas de pequenos agricultores de Alagoas para prestar esclarecimentos sobre a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS).

Mais matérias desta edição