Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA21092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 21/09/2021

Matéria atualizada em 21/09/2021 às 04h00

Ofsshore

O Porto de Maceió e a Nitshore Engenharia e Serviços Portuários assinam, nesta quinta-feira, 23, contrato de operação de apoio logístico offshore no Nordeste. O evento marca o início do projeto de exploração e prospecção de petróleo e gás a ser desenvolvido pela ExxonMobil do Brasil em parceria com a Nitshore.


Ciclo

A administração do Porto informa que a iniciativa vai gerar um ciclo de desenvolvimento na região, com novos empregos, maior arrecadação e atração de outros negócios com empresas que integrem a cadeia de serviços que compõem a atividade offshore no país.


O que é

Segundo o administrador do Porto de Maceió, Dagoberto Omena, o contrato que será assinado consiste no uso temporário, na exploração de áreas e instalações portuárias na poligonal do Porto Organizado de Maceió, as quais serão destinadas às atividades de atendimento e apoio logístico offshore.


Semana

O Ministério da Agricultura prepara a campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro. A iniciativa tem a finalidade de reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e nutricional do alimento e seus derivados.


Turismo

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo firmou um termo de fomento para reforçar a promoção e retomada do turismo em Alagoas no período entre 2021 a 2023. O convênio foi assinado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL).


Objetivo

O termo de fomento tem a finalidade de promover a retomada da atividade turística no Estado e divulgar Alagoas como um destino seguro no cenário regional, nacional e internacional, aumentando a quantidade de turistas que passam pelo Estado.


Parceria

A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e o Banco do Nordeste renovaram a parceria em prol da realização da 71ª Expoagaro Alagoas, que vai ocorrer de 23 a 31 de outubro, no Parque da Pecuária, em Maceió. Em reunião com o superintendente do BNB, Sidnei Reis, o presidente da ACA, Domicio Silva, apresentou o projeto deste ano e fechou a parceria.


Fomento

“Por mais um ano estaremos juntos trabalhando para promover o setor agropecuário através da força e da representatividade da Expoagro e do agro alagoano. Ao mesmo tempo, a Exposição promove um dos maiores encontros do Nordeste e produz fomento ao setor”, afirma Domicio.


Apresentação

Os Irmãos Barros Correia (IBC) – Celso, Aloísio e Ricardo – vão realizar nesta quinta-feira, 23, às 10h, na Fazenda Recanto, a apresentação do rebanho selecionado para o 20º Leilão Nelore Barros Correia. O remate vai ocorrer no sábado, 23 de outubro, também na sede da pecuária IBC.


Programação

A programação começa com um café da manhã e segue com a apresentação do time IBC, que será conduzida pelo zootecnista do Estado de Minas Gerais, Marcelo Mauro Moura. “Vamos fazer uma apresentação detalhada, exibindo os animais das gerações mais novas para as mais adultas, tanto das fêmeas quanto entre os machos”, informa o pecuarista Celso Barros Correia.


Prateleira

A Varrela Agropecuária vai democratizar sua genética da raça nelore através do seu Leilão Varrela Reprodutores Porvados, no dia 16 de outubro, em edição digital, às 14, com transmissão pelo Canal Terra Viva. O remate vem com uma prateleira recheada com gado selecionado e comercial, somando 240 animais em remate. A Varrela oferece garantia técnica de seus produtos através das avaliações dos programas de Melhoramento Genético PMGZ e ANCP.


Completa

Segundo o gestor da Agropecuária, Marcelo Cordeiro, o time Varrela vem completo para atender aos interesses de quem faz a cria, recria e a seleção genética. “São baterias completas, desde o rebanho comercial até doadoras de embrião, touros, novilhas precoces, e bezerros. Todos filhos dos nosso reprodutores e matrizes”, destacou.

Mais matérias desta edição