Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA22092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 22/09/2021

Matéria atualizada em 22/09/2021 às 04h00

Escolha

Pré-candidato ao governo de Alagoas, o presidente estadual do PSDB, senador Rodrigo Cunha, já definiu quem será seu candidato a presidente nas eleições do próximo ano. A escolha foi pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O anúncio veio em nota na noite nessa terça-feira (21/09) através de texto distribuído pela assessoria de imprensa.


Prévias

Cunha reforça que ele e o PSDB alagoano vão apoiar a “pré-candidatura” do governador gaúcho. Eduardo Leite ainda terá de enfrentar o governador de São Paulo, João Dória, nas prévias do partido. No momento, ele é favorito e deve ser o candidato tucano para enfrentar Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes em 2022. Isso se o PSDB decidir manter a estratégia de ter um candidato. O partido também avalia fechar aliança com um candidato de centro.


Escolhidos

Além de Leite, outros pré-candidatos a presidente deverão ter palanque por aqui. Bolsonaro com Collor e Lira, Ciro Gomes com Ronaldo Lessa, Lula com os Renans.


Venda

O presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória nº 1.069, que antecipa a aplicabilidade das inovações introduzidas recentemente pela MP nº 1.063, de 11 de agosto de 2021. A nova legislação permite a venda direta de etanol e flexibiliza a chamada “tutela à bandeira”.


Cooperativa

A MP autoriza, ainda, incluir a cooperativa de produção ou comercialização de etanol e a empresa comercializadora de etanol na cadeia de comercialização, de modo que também possam vender etanol diretamente para o comerciante varejista.


ANP

De acordo com a nova MP, a regra que flexibiliza a tutela à bandeira poderá ser provisoriamente regulamentada pelo Decreto 10.792 até que sobrevenha a regulação da ANP.


Leite

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no mês de agosto. Na média, houve um ganho de 34,6%, quando comparado com o mesmo período no ano passado, e de 5,2% em relação a julho deste ano. A análise é da Conab, de acordo com os dados divulgados sobre o mercado do leite e seus derivados.


Custos

Os elevados preços pagos dos grãos, no entanto, bem como a desvalorização do real, têm tido forte impacto nos custos de produção, estreitando as margens de lucro tanto do produtor quanto da indústria.


Operação

A safra 21/22 segue a pleno vapor em Alagoas. Iniciada na segunda quinzena de agosto pela usina Pindorama, o ciclo conta agora com as 15 unidades industriais em operação. A última usina a ingressar foi a Santa Maria.


Integração

A Expo Bacia Leiteira é uma forte aposta para fortalecer a economia do sertão de Alagoas e integrar o setor de ponta a ponta. O evento que começa no próximo dia 6 de outubro, no Parque Mair Amaral, vai explorar a pecuária leiteira mediante os vetores da tecnologia, conhecimento e negócios. Serão mais de dez palestras, cursos, torneio leiteiro, feira da agricultura familiar e julgamentos de animais.


Expectativa

A expectativa é que a Expo Bacia receba cerca de 450 animais, incluindo os rebanhos de Pernambuco e Sergipe que vão participar das provas de julgamentos. O evento vem maior em atividades técnicas e vai promover a estreia do seu 1º Shopping de Animais, com o melhor da genética leiteira das raças girolando e gir.


Impacto

Segundo o deputado estadual Paulo Dantas, um dos idealizadores do evento, a Exposição terá papel efetivo para todos os públicos do setor. “Todas as categorias terão espaço cativo na Expo Bacia, pois preparamos um evento de grande peso técnico, o que vai impactar diretamente na produtividade do agricultor familiar, do criador tradicional e do selecionador de genética”, avaliou Dantas.

Mais matérias desta edição