Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA24092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/09/2021

Matéria atualizada em 24/09/2021 às 04h00

Milho

O governo Federal suspendeu a cobrança de PIS e Cofins na importação de milho até 31 de dezembro deste ano. O objetivo é desonerar o custo de aquisição externa com foco no aumento da oferta interna buscando reduzir a pressão de preços e os custos dos criadores de animais, já que o grão é importante insumo na alimentação de bovinos, suínos e aves.


Seca

É o que consta na Medida Provisória Nº 1.071, publicada em razão da quebra na produção de milho por causa da seca, e do cenário de aperto no abastecimento, o que provocou alta no preço do milho para os criadores de animais.


Grãos

A Conab encerra hoje, 24, o levantamento de informações sobre a safra de grãos em Alagoas. Os dados apurados farão parte do 1º Levantamento da Safra 21/22, realizado pela estatal em todos os estados produtores de grãos.


Dados

O estudo coleta informações sobre a área colhida, as condições de colheita e qualidade dos grãos, além de informações do mercado e preços pagos. Em Alagoas a safra 20/21 ainda está sendo finalizada.


Apresentação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, participou, ontem, na Fazenda Recanto, da apresentação do rebanho selecionado para o 20º Leilão Nelore Barros Correia. O remate ocorrerá no dia 23 de outubro, também na sede da pecuária IBC.


Aeroporto

Alagoas registrou, em agosto, um aumento de 292% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Os dados da AENA no Brasil apontam ainda que, no acumulado do ano de 2021, o movimento de passageiros teve alta de 68% em comparação ao mesmo período do ano passado.


Convênio

A Sedetur firmou um termo de fomento com o Maceió Convention e Visitors Bureau para implementar ações de incentivo ao turismo de eventos e negócios no Estado. A iniciativa tem a finalidade de promover Alagoas como um destino seguro para a realização de turismo de eventos e negócios, impulsionando a realização de ações para captação e promoção de eventos ligados ao segmento corporativo no biênio 21/22.


IBC

A um mês do Leilão Nelore Barros Correia, os irmãos Celso - Aloísio e Ricardo Barros Correia - receberam nesta quinta-feira, 23, na Fazenda Recanto, em Viçosa/AL, clientes e amigos de Alagoas e Sergipe para apresentar o rebanho selecionado para o remate do próximo dia 23 de outubro. Os 150 animais - dentre touros, matrizes e novilhas - foram apresentados pelo zootecnista natural de Uberaba/MG, Marcelo Moura.


Gerações

De acordo com o criador Celso Barros Correia, a seleção deste ano trará animais que representam três gerações entre os 42 anos do nelore IBC. “O nosso trabalho é fundamentado no equilíbrio da raça. Buscamos animais harmônicos em morfologia e funcionalidade, com suas características preservadas e bem desenvolvidas. Tudo isso com o auxílio dos programas de melhoramento genético, prova de ganho de peso, criação e recria a pasto”, resumiu Celso durante a apresentação aos criadores.


Melhoramento

O rebanho IBC foi o primeiro no Estado de Alagoas a utilizar o Programa de Melhoramento Genético do Zebuíno (PMGZ). A marca contabiliza o maior número de matrizes registradas no Programa e também foi a primeiro a utilizar o auxílio do programa em acasalamentos.

Mais matérias desta edição