Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA25092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/09/2021

Matéria atualizada em 25/09/2021 às 04h00

“Rasteira”

Recentemente, o deputado federal Severino Pessoa foi pego de surpresa com a visita de um importante político de Alagoas ao presidente nacional do Republicanos (Marcos Pereira), em Brasília. “Quando ele chegou lá para conversar com o presidente, essa pessoa estava lá. Tinha ido pedir para assumir o partido em Alagoas, dizendo que ele não seria candidato a federal em 2022”, confidenciou um interlocutor.


Fica

Na conversa com Marcos Pereira, Severino Pessoa não só manteve o comando do partido, que é presidido em Alagoas por sua esposa, a ex-prefeita Fabiana Pessoa, como assumiu o compromisso de montar chapa de federal e de estadual no Republicanos no próximo ano. Será, avisa o interlocutor, chapa para garantir a eleição de no mínimo um federal e dois estaduais.


Articulando

Após a definição das regras para 2022, Pessoa passou a intensificar as conversas para montar chapa de federal no Republicanos. Existe a possibilidade de filiação de parlamentares de mandato ao partido e outros pré-candidatos. Dependendo dessa articulação, Severino poderá sair a estadual e Fabiana a federal. Mas a decisão só será tomada em abril do próximo ano.


Preço

A alta no preço das mercadorias e os sucessivos aumentos nos combustíveis têm sido os fatores que mais têm pressionado os custos dos pequenos negócios. É o que aponta a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre o fim de agosto e o início de setembro nos 26 estados e no Distrito Federal.


Dívidas

Os donos de pequenos negócios em débito com a Receita Federal podem aproveitar a oportunidade de renegociar suas dívidas até o próximo dia 30 de setembro. No momento, estão abertos diversos instrumentos que preveem condições diferenciadas para pagamento de débitos com a União.


Simulações

As simulações e adesões aos editais e pagamentos das parcelas são feitos de forma 100% digital, por meio dos portais Regularize da PGFN e pelo E-cac da Receita Federal. Muitas delas têm condições diferenciadas, como parcelamento em até 142 meses, bem como 100% de descontos em multas, juros e encargos.


Incentivo

Por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), o Estado concedeu incentivos fiscais e locacionais a mais cinco empresas, autorizados pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes). Juntos, os empreendimentos injetarão mais de R$ 40 milhões na economia alagoana, garantindo a geração de 342 empregos diretos e estimulando a criação de outros 1.250 postos de trabalho de forma indireta.


PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cresceu 4,33% no segundo trimestre, acumulando alta de 9,81% no primeiro semestre de 2021.


Crescimento

Entre os segmentos do agronegócio, o primário e o de insumos mantiveram destaque no trimestre e no acumulado semestral. No caso do segmento primário, o impulso veio sobretudo da agricultura; no caso dos insumos, veio dos insumos voltados à pecuária. A agroindústria e os agrosserviços também cresceram no semestre, mas a taxas mais modestas.


Tropa

O Rancho Vale Rico já está com tudo pronto para o seu 6º remate, que acontece neste domingo, 26, às 11h, em formato de live e com transmissão pelo canal da Agreste Leilões no Youtube. O remate é um dos mais esperados da raça quarto de milha de vaquejada por apresentar uma das genéticas mais efetivas na derrubada do boi na faixa. Serão 36 lotes com filhas e filhos de grandes cavalos da raça, além de filhos do craque Diego Steel e as coberturas do garanhão Apollo do Vale.

Mais matérias desta edição