Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA25062022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/06/2022

Matéria atualizada em 25/06/2022 às 04h00

Inclusão...

Alagoas tem a maior cobertura do Nordeste do programa Wi-Fi Brasil, que alcançou a marca dos 17 mil pontos de inclusão digital instalados no país, levando conexão à internet, gratuita e com alta velocidade “para as famílias que mais precisam”. Mais da metade das antenas instaladas pelo programa estão no Nordeste, região com o menor índice de domicílios com acesso à rede. São 8.605 antenas ativas, a maioria na área rural (80%). O Ministério das Comunicações (MCom), responsável pela execução, alcançou a marca neste mês de junho.


...digital

Segundo o ministério, de todas as cidades nordestinas, 81,4% (1.460) tem Wi-Fi Brasil. Em dois estados, em particular, o programa está em mais de 90% do território. Em Alagoas, 100 dos 102 municípios (98%) contam com acesso à internet por satélite e via terrestre. O Maranhão tem 207 (95%) pontos ativos. Juntos, os dois estados dispõem de mais de 2,8 mil antenas. Os locais com acessos instalados recebem conexão com velocidades que alcançam 10, 15 ou 20 megabites por segundo (Mbps).


O que é

O programa federal instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância.


Cobertura

Alagoas conta, segundo o Ministério das Comunicações, com 969 pontos de Wi-Fi do programa instalados, cobrindo 100 cidades. São 679 pontos em áreas rurais e 290 em urbanas, incluindo 475 escolas.


Palestrante

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, será um dos palestrantes do XXXVII Simpósio da Cana. O evento, que ocorre no período de 06 a 08 de julho, no Centro de Convenções de Maceió, é promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – STAB Regional Leste e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Tema

Klécio Santos será expositor da palestra “A Cooperativa Pindorama como modelo de diversificação e agregação de valor à produção”, no dia 06, fazendo parte da programação da Área Comum, no Grande auditório, das 9h às 9h50.


Evento

O evento reúne cerca de 500 congressistas entre pesquisadores, técnicos, empresários, administradores, políticos, estudantes, demais profissionais de instituições/empresas que desenvolvem suas atividades voltadas para o setor sucroenergético regional.


Feira

De acordo com a comissão organizadora, o evento técnico contará também com a realização em paralelo de uma feira para apresentação de estandes de empresas ligadas ao setor sucroenergético.


Palestra

Nesta próxima segunda-feira, 27, será a vez do ex-prefeito de Maceió e pré-candidato ao governo de Alagoas Rui Palmeira ser recebido pelos fornecedores de cana de Alagoas, na Aplana, no bairro de Jaraguá. Na oportunidade, o pré-candidato apresentará as propostas voltadas para o setor.


Criador

Termina na próxima quinta-feira, 30, o prazo para o criador fazer a declaração da vacinação da aftosa na Adeal. Quem não declara fica impossibilitado de comercializar e transitar com os animais, além de estar sujeito ao pagamento de multas.


Credibilidade

Em recente Pesquisa de Opinião realizada pelo Sebrae, 97% dos entrevistados consideram a instituição importante para o país, além de ser pautada pela ética, transmitir credibilidade e ser social e ambientalmente responsável. O levantamento também ressalta que se o Sebrae atuasse no mercado de capitais, a marca seria a 13ª colocada no ranking do Kantar, publicado pela revista Meio e Mensagem 2020, ficando logo depois de marcas valiosas como a Natura e antes de marcas consagradas como Banco do Brasil, Vivo, Lojas Americanas, por exemplo.

Mais matérias desta edição