Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA29062022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 29/06/2022

Matéria atualizada em 29/06/2022 às 04h00

ENCOOPAL

Estão abertas as inscrições para o Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL), a ser realizado na segunda-feira, 4 de julho, no auditório do SEBRAE/AL, em Maceió. As inscrições poderão ser feitas on-line através do link disponível no perfil das redes sociais da Unicafes/AL no @unicafesal. A inscrição é gratuita e os interessados devem apenas preencher o formulário com seus dados pessoais.


PAA

O governo do Estado anunciou nessa terça-feira, 28, a compra dos itens da agricultura familiar através do PAA. A ação ao pleito da Unicafes Alagoas pela retomada do PAA para aquisição de alimentos de pequenos agricultores com destino à merenda escolar.


Produção

A partir de 1° de julho deste ano, entra em vigor a Portaria nº 448, que estabelece o procedimento para a submissão da documentação necessária ao reconhecimento de programas voltados à promoção de boas práticas agrícolas.


Agrícola

O documento também regulamenta a Portaria n° 337, publicada em 2021 e que estabelece requisitos mínimos e reconhece programas de promoção de boas práticas agrícolas no Brasil, na etapa primária da cadeia produtiva agrícola, aplicados por entes públicos e privados no território nacional.


Soja

O Mapa publicou nessa terça-feira (28), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 607, que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2022/2023, para serem seguidos por 21 unidades da Federação. Em Alagoas, o período segue entre 2 de abril a 20 de agosto de 2023.


Base

As medidas fitossanitárias adotadas pelo Mapa atendem as sugestões de calendários enviadas pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal, conferindo maior autonomia para a gestão do programa no nível estadual.


Biofábrica

A Biofábrica da Cooperativa Pindorama, que entrou em operação em março passado, já atende às necessidades dos cerca de 1.100 associados da empresa, contando com uma capacidade de produção entre 16 mil e 20 mil litros mensais de insumos biológicos.


Cultivo

A Biofábrica cultiva quatro tipos de microrganismos, fazendo a multiplicação para a utilização nas plantações de cana e fruticultura de associados da empresa.


Seleção

O Governo de Alagoas divulgou o resultado do edital para seleção de artesãos e entidades representativas para participarem da 22ª Fenearte, no Recife, e da 4ª Fenacce, em Fortaleza. O processo seletivo beneficiou 16 produções artesanais representadas por artesãos, mestres e entidades.


Eventos

Pessoas jurídicas que exercem atividades econômicas ligadas ao setor de eventos têm até 30 de junho para aproveitar os benefícios do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A adesão está disponível no portal Regularize.


Pandemia

O Perse tem como objetivo amenizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 às empresas que atuam no setor de eventos, concedendo benefício fiscal como incentivo à regularização.

Mais matérias desta edição