Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA28032024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/03/2024

Matéria atualizada em 28/03/2024 às 04h00

FPBio

Representando as cooperativas da agricultura familiar, diretores da Unicafes-AL participaram do Seminário “Construindo o Futuro – o Biodiesel e o Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, promovido pela FPBio, no Ministério dos Transportes, nessa quarta-feira,27, em Brasília.

Biodiesel

O evento debateu o papel da indústria de biodiesel frente ao desenvolvimento econômico do interior do país. No Nordeste, com a atuação do Projeto Biocombustível Social, a FPBio destacou a atuação da Unicafes-AL na organização das cooperativas da agricultura familiar para o fornecimento da matéria-prima para as indústrias.

AF

“A agricultura familiar se tornou parte fundamental para a consolidação dessa política energética no nosso País e para o projeto Combustível do Futuro. Foi demonstrado no evento que a parceria com a agricultura familiar vem funcionando perfeitamente, comprovando que podemos ser braço importante para a renovação da matriz energética brasileira”, diz, Roberto Moura, diretor da Unicafes-AL.

Leite

Os presidentes da FAEAL e da ACA, Álvaro Almeida e Domicio Silva, participam na próxima segunda-feira, 1º de abril, no Palácio República dos Palmares, do ato de assinatura de decreto que retira incentivos à importação de leite.

Pleito

O ato será conduzido pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, que atendeu pleito apresentado pelo presidente da Faeal, subscrito pela ACA, Sileal, Fiea, cooperativas e associações de produtores. “A exemplo do que está sendo feito em outros estados, produtores, nosso governador, atendendo um pleito do setor, vai retirar incentivos e outros benefícios fiscais da importação de leite”, diz Álvaro Almeira.

Chocolate

Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os tradicionais ovos de Páscoa ficaram 10,33% mais caros este ano.

Posição

Ainda assim, ocupam a segunda posição entre os produtos que mais encareceram. O topo é ocupado pelos bombons, que tiveram alta de 11,14% ante 2023.

Emprego

O Brasil abriu 306.111 vagas de emprego formal em fevereiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Resultado

O resultado considera 2.249.070 admissões de 1.942.959 desligamentos no mês. No acumulado do ano, entre janeiro e fevereiro, o saldo foi de 474.614 empregos, resultado de 4.342.227 admissões e 3.867.613 desligamentos.

Voo fretado

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares recebeu no último domingo (24) um voo fretado vindo diretamente do Uruguai e especialmente para a Semana Santa. Pelo segundo ano consecutivo, a Setur conquistou a conexão internacional partindo da capital uruguaia, Montevidéu, fruto de uma articulação com as operadoras HiperViajes e a Abtour.

Mais matérias desta edição