Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5703
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA27042024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/04/2024

Matéria atualizada em 27/04/2024 às 04h00

Aftosa

A vacinação contra a febre aftosa segue a todo vapor em Alagoas. Criadores de bovinos e bubalinos têm até a próxima terça-feira (30) para comprar as doses da vacina nas lojas de revenda de produtos agropecuários e imunizar o rebanho. Já o prazo de declaração segue até o dia 15 de maio.

Previsão

A primeira estimativa da safra de cana 24/25, divulgada pela Conab, indica que o Brasil deve produzir 685,86 milhões de toneladas, uma redução de 3,8% em relação à safra anterior.

Açúcar

Apesar da redução na safra de cana, a pesquisa aponta uma produção de açúcar estimada em 46,29 milhões de toneladas, um acréscimo de 1,3% ao obtido na safra anterior, recorde até então.

Inflação

O IPCA-15, que mede a prévia da inflação oficial no mês, ficou em 0,21% em abril deste ano, portanto abaixo das taxas do mês anterior (0,36%) e de abril do ano passado (0,57%). O dado foi divulgado pelo IBGE.

Acumulado

Com o resultado, o IPCA-15 acumula taxa de 1,67% no ano. Em 12 meses, o indicador registra inflação de 3,77%, abaixo dos 4,14% acumulados até a prévia de março deste ano. A queda da taxa de inflação foi puxada principalmente pelos transportes, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,49% na prévia de abril.

BN

O Banco do Nordeste começou a disponibilizar crédito para agricultores familiares pelo Programa Acredita. Serão liberados até R$ 16,6 mil por empreendimento para a produção de galinha caipira e hortifrutigranjeiros.

Desenrola Negócios

O Ministério da Fazenda publicou a Portaria nº 686, de 25 de abril de 2024, que estabelece as regras para que bancos e instituições financeiras participem do programa Desenrola Pequenos Negócios. A iniciativa visa auxiliar na regularização financeira e facilitar o acesso ao crédito para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Normas

Para que os bancos possam participar do programa, as dívidas das empresas devem estar em atraso há mais de 90 dias, a partir da data de lançamento do programa, dia 22 de abril. O Desenrola Pequenos Negócios não estabelece um limite para o valor da dívida ou tempo máximo de atraso.

Ligações abusivas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nessa sexta-feira (26) um conjunto de regras mais duras para ligações abusivas, realizadas em excesso. A nova norma entra em vigor no dia 1º de junho.

Seis segundos

Com a norma, a Anatel amplia o tempo de duração do que são consideradas chamadas curtas para até seis segundos. Atualmente, ligações de até três segundos são definidas como curtas.

Aplicação de medidas

Também se enquadram nesse perfil de ligação as chamadas não completadas, destinadas à caixa postal ou desligadas em até seis segundos – seja por quem fez a ligação ou por quem a recebeu. “Com este novo critério de até seis segundos, as medidas de chamadas inoportunas passam a ser aplicadas”, declarou a conselheira Cristiana Camarate.

Mais matérias desta edição