Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5844
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA09112024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/11/2024

Matéria atualizada em 09/11/2024 às 04h00

Veículos

As vendas de veículos automotores no país totalizaram 3,89 milhões de unidades no período de janeiro a outubro de 2024, com alta de 16,4% sobre igual período do ano passado. Em outubro, foram comercializadas 452,8 mil unidades, elevação de 9,6% em relação a setembro e de 20,6% sobre o mês de outubro de 2023.

Segmento

O segmento de automóveis e comerciais leves foi responsável pela venda de 1,9 milhão de unidades no acumulado de janeiro a outubro de 2024, com alta de 14,7% sobre igual período de 2023. Em outubro, foram vendidas 249.896 unidades, 12,2% acima do total de setembro e 20,9% a mais que em outubro de 2023.

Dados

Os dados foram divulgados na quinta-feira (7) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). São consideradas no levantamento as vendas de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.

Parceria

O diretor da Unicafes Alagoas e da Cooperagre, Roberto Moura, participou nessa sexta-feira, 8 de novembro, de um encontro técnico sobre o cooperativismo no setor de transportes, na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília. Em pauta, o fortalecimento e a unificação de projetos em prol das cooperativas de caminhoneiros autônomos no Brasil.

Projeto

Durante o encontro, a Cooperagre foi apontada como o banco que deverá operar o novo projeto de apoio ao setor, que visa fomentar o desenvolvimento de caminhoneiros autônomos em parceria com o governo federal. A iniciativa será liderada pela Unicafes Alagoas e pela Unicafes Nacional.

Financiamento

“A proposta é criar um programa que facilite o acesso a financiamentos e suporte para as atividades dessas cooperativas, garantindo maior segurança e estrutura aos trabalhadores independentes do transporte”, explicou Moura.

Vagas temporárias

Decoração natalina, lojas lotadas e clientes em busca de presentes. A expectativa do comércio é de alta nas vendas durante o período que vai da Black Friday até o Natal. Para dar conta dessa demanda, o varejo e outros setores estão abrindo vagas temporárias. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a previsão é de 450 mil novos contratos de trabalho temporário nos meses de outubro, novembro e dezembro em todo Brasil.

Comércio e serviços

Neste fim de ano, 30% dos empresários do setor de comércio e serviços devem abrir vagas, é o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o site de empregos Indeed houve um aumento de 45% nas ofertas de emprego com termos relacionados a “temporário” no Brasil em setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

Mais matérias desta edição