Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5844
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA13112024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 13/11/2024

Matéria atualizada em 13/11/2024 às 04h00

CORURIPE

A Usina Coruripe, uma das maiores companhias de bioenergia do Brasil, se destaca mais uma vez em rankings nacionais ao ser reconhecida pela “Forbes Agro 100 2024” e pelo Anuário Época 360°. Na pesquisa conduzida pela Forbes Agro, ocupa a oitava posição entre as empresas do setor sucroenergético e a 66ª no geral.

REGIÃO

Já no Anuário Época 360°, a companhia aparece como a quinta melhor empresa do Nordeste. No setor de Agronegócio, figura em 10º lugar, com reconhecimento em áreas cruciais avaliadas, como Desempenho Financeiro (10ª posição), Visão do Futuro (11ª posição), Gestão de Pessoas (16ª posição) e ESG - Socioambiental (8ª posição).

NORDESTE

A inflação na região Nordeste se manteve abaixo da média nacional em outubro, de acordo com os últimos dados sobre o IPCA. O índice de outubro na região ficou em 0,47%, enquanto no Brasil foi de 0,56%, confirmando a tendência de aceleração dos preços sinalizada pelo IPCA-15.

ACUMULADO

No acumulado de 12 meses, o IPCA da região Nordeste está em 4,26%, inferior ao registrado para o Brasil, que é de 4,76%. No ano, o IPCA do Nordeste é de 3,78%, ligeiramente menor que os 3,88% observados para o Brasil.

BNDES

O BNDES registrou lucro líquido recorrente de R$ 9,8 bilhões, de janeiro a setembro de 2024, crescimento de 48,5% em relação a 2023. No período, o Banco alcançou a maior carteira de crédito desde dezembro de 2017 (R$ 550,3 bilhões) e teve aumento na demanda por crédito em todos os setores, em relação ao mesmo período de 2022 e 2023.

CORTES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quarta-feira (12) no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apresentar a proposta em elaboração no governo para cortar gastos públicos.

PELA MANHÃ

A reunião deve acontecer logo pela manhã. O compromisso não consta na agenda oficial de Lula, mas foi confirmado à GloboNews por interlocutores dos políticos envolvidos.

SENADORES

Também foram chamados para a reunião o líder do governo no Senado, Otto Alencar (PSD-BA); e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), favorito até aqui para voltar à Presidência do Senado em fevereiro de 2025.

CONCLUÍDAS

Nessa segunda (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista que o governo já tinha finalizado as discussões principais sobre o pacote para cortar gastos e garantir o respeito às regras fiscais nos próximos anos.

CRESCIMENTO

O Banco Central afirmou que uma redução no ritmo do avanço dos gastos públicos, principalmente de “forma mais estrutural”, com cortes permanentes, pode ser um “indutor do crescimento econômico” do país nos próximos anos.

Mais matérias desta edição