Edital
Promovida pelo Governo de Alagoas através da Seagri e da Sedics, com o apoio da Unicafes-AL, a 1ª Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária vai expor a produção dos dois setores no estado, de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Maceió Shopping. O evento traz uma experiência de valorização, comercialização e promete estreitar os laços entre o setor e o segmento privado do mercado alagoano.
Inscrição
Os agricultores e empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária têm até esta quinta-feira, 21, para se inscrever gratuitamente no evento no endereço www.alagoasunicafes.org.br, quando se encerrará o credenciamento para a participação de cooperativas e associações.
Convite
A Unicafes-AL, sob a presidência de Antonino Cardozo, reforça o convite às cooperativas alagoanas. “Essa etapa é crucial para que as organizações assegurem sua presença no evento, que promete destacar a força da agricultura familiar em Alagoas e criar novas oportunidades de acesso ao mercado”, disse.
Lançamento
Nesta quinta-feira, 21, será realizada em solenidade na sede da Sedics, no Jaraguá em Maceió, o lançamento oficial da Feira. O evento tem início às 14h, e contará com a presença das secretárias de Estado Aline Rodrigues e Alice Beltrão, respectivamente das pastas da Seagri e Sedics.
Impactos...
O vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Eduardo Aroeira, diz que o fim da escala 6x1 no Brasil seria um desastre para o setor de construção. De acordo com o dirigente, são necessários mais trabalhadores para não haver queda de produtividade e atraso em obras. O setor de construção é responsável por empregar mais de 13 mil trabalhadores, mostrou o último Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
...negativos
“Não temos esses trabalhadores. Nossa grande luta não é empregar pessoas e, sim, o aumento de produtividade. A alteração da escala neste momento, em que temos uma produtividade baixa e uma necessidade de entrega, principalmente de unidades de interesse social, com certeza, no máximo, geraria o desemprego ou a informalidade”, diz Aroeira.
Contrários
A extinção da jornada de trabalho 6x1 (seis dias de trabalho contra um de folga), proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho, colocou em lados opostos entidades ligadas aos trabalhadores e aquelas representativas dos empregadores. Entre vários pontos antagônicos, enquanto, de um lado, as primeiras defendem os temas de melhoria na qualidade de vida, as associações patronais acreditam que a medida reduziria a redução no número de postos de trabalho.
Decretos
O Governo do Estado apresentou, nessa terça-feira (19), os decretos de concessão de incentivos fiscais e locacionais para nove empresas instaladas em Alagoas, por meio do Prodesin e aprovados pelo Conedes. O encontro, realizado no Palácio República dos Palmares, foi conduzido pelo secretário de Governo, Vítor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas.