Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Opinião

O BRASIL AINDA ESTÁ NO CAMINHO CERTO

.

Por Davi Cardoso Gonçalves (membro do NECON FECAP) e Nadja Nara Lima Heiderich (Profª coordenadora do NECON FECAP) | Edição do dia 07/04/2021

Matéria atualizada em 07/04/2021 às 04h00

Recentemente, o governo federal surpreendeu com a assinatura de uma medida provisória que almeja a melhoria no ambiente de negócios do país, diligência que o mercado e empreendedores esperavam a algum tempo, mas que ainda não havia saído.

A MP do Ambiente de Negócios, também conhecida como MP Doing Business, tem justamente o objetivo de fazer o Brasil avançar entre 18 e 20 posições no ranking do Banco Mundial, que analisa a facilidade de se fazer negócios nos países. Para isso, a medida provisória foca em tópicos que são sensíveis no ranking, como: a facilidade de abertura de empresas, reduzindo as burocracias e propondo um balcão único para a regularização das empresas; a proteção de minoritários, com o aumento das competências das assembleias gerais de empresas de capital aberto e, entre outros, proibindo a acumulação de cargos pelos dirigentes; a facilitação do comércio exterior, com a criação de um novo sistema de comércio internacional e a proibição de exigências que não tenham amparo em atos normativos. Além destes, a medida também trata da criação do sistema integrado de recuperação de crédito, que visa a identificação de bens e devedores, reduzindo, assim, o prazo de cobrança da dívida e a judicialização; da profissão de tradutor e intérprete público, possibilitando aos profissionais a garantia de atuação em todo território nacional e remotamente.

Aplicam-se, também, mudanças na obtenção de eletricidade, estipulando prazos para o poder público autorizar obras de extensão da rede de distribuição de energia. Por fim, sobre prescrição intercorrente na execução de contratos, versando sobre a perda de direitos no caso de ausência de ação por determinado tempo. Com as medidas propostas pela MP espera-se que os procedimentos necessários para a abertura de uma empresa deixem de ser 10 e passem a ser apenas três. E o tempo necessário para a abertura de uma empresa seja de um dia.

Um dos principais pontos é a determinação de que as inscrições municipais, estaduais e federal sejam unificadas para a obtenção de CNPJ. Apenas isso, já beneficiará o pequeno empreendedor, que, não conseguia regularizar seu empreendimento por não compreender todas as etapas necessárias, demandando muito tempo para a realização de cada uma delas e/ou recursos para o pagamento da assessoria necessária. Esta MP é muito importante, diante da posição do Brasil no ranking e levando em consideração que somos um país emergente, que sonha com a volta do crescimento econômico vigoroso que perdemos na última década. Atualmente, nossa posição deixa tanto a desejar, que mesmo com o avanço dessas 20 posições, ainda ficaremos muito atrás de outros países da região e dos países do BRICS. Como conseguimos ser mais hostis aos empreendedores do que nossos vizinhos, Peru e Colômbia? Hoje, o Brasil ocupa a 124° posição, enquanto, Peru e Colômbia ocupam, respectivamente, o 76° e o 67° lugar.

A elevação da posição no ranking representaria ao longo prazo maiores fluxos de investimentos para o país, demonstrando ao mundo que fornecemos as condições mínimas para o investimento produtivo e, consequentemente, mais empreendimentos e empregos serão gerados no Brasil. Ainda há muitas posições a serem conquistadas no ranking Doing Business, mas a MP do Ambiente de Negócios e outras medidas também já adotadas, como a MP da Liberdade Econômica e a Nova Lei de Falências demonstram que estamos no rumo certo, apesar de desvios e turbulências pelo caminho.

Mais matérias desta edição