Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
OPINIÃO

POR QUE MACEIÓ É O DESTINO NO NORDESTE MAIS DESEJADO PELOS TURISTAS

.

Por JHC – prefeito de Maceió | Edição do dia 24/07/2021

Matéria atualizada em 24/07/2021 às 04h00

Pesquisa recente elaborada por uma das principais agências de viagem do país revelou que Maceió é o destino no Nordeste mais desejado pelos turistas durante as férias de julho, à frente de locais lindíssimos como Natal, Porto Seguro, Fortaleza e Porto de Galinhas. A taxa de ocupação dos hotéis da capital alagoana deverá beirar os 65%. Ninguém duvida de que as belezas naturais, experiências gastronômicas inconfundíveis, infraestrutura e a receptividade do maceioense ajudam a explicar o sucesso. É preciso ressaltar, no entanto, que outros dois fatores contribuem para fortalecer os resultados: o planejamento para receber turistas em tempos de pandemia da covid-19 e o trabalho do setor privado, quesito fundamental para o bem-estar de quem visita a cidade.

Tudo começa com o empenho em vacinar a população. Maceió abraçou a causa e passou a ser reconhecida como a capital que ostenta a melhor performance entre doses recebidas do governo federal e doses aplicadas. A notícia da eficiência da imunização, acima de 90%, ganhou destaque nos principais veículos de comunicação do país e atraiu olhares de todos os cantos. O leitor pode se perguntar: mas como o turista se beneficia? Com a crescente vacinação, menos pessoas ficam doentes e a transmissibilidade diminui de forma contínua. Os protocolos de segurança também foram reforçados no período. Mais de 700 empresas que atuam no setor obtiveram o Selo “Turismo Responsável”, certificado expedido pelo Ministério do Turismo que assegura excelentes práticas sanitárias.

Esforços de agências de turismo, companhias aéreas e da concessionária que administra o aeroporto da capital foram fundamentais para ampliar a quantidade de voos que chegam e partem de Maceió. Estão previstos mais de 1,5 mil ao longo de julho, incremento superior a 50% ante junho. Há maior oferta de voos dos principais centros do país e a inauguração de rotas para outros polos relevantes, tais como Cuiabá (MT), São José do Rio Preto (SP), Presidente Prudente (SP) e Uberlândia (MG).

Na condição de porta de entrada para as demais regiões de Alagoas, Maceió procura somar forças com outros municípios para fomentar o turismo. Essa união tem rendido frutos. Há pouco, foi pavimentado um importante trecho da BR-101, capaz de encurtar a distância e o tempo de deslocamento entre a capital e destinos no Litoral Norte, que abriga praias paradisíacas e instalações de altíssima qualidade.

Os resultados alcançados por ora são vistosos, mas ainda aquém do potencial, especialmente porque a atividade turística ganhará tração com o abrandamento da pandemia. Por isso, cuidar com afinco da limpeza, preservar praças e parques, investir em obras e capacitar profissionais fazem parte do receituário para que Maceió torne sua população mais feliz e se consolide como o principal destino dos turistas no Nordeste; mas não só em julho. A cidade tem condições de se tornar o lugar dos sonhos para a maioria dos brasileiros em qualquer data do ano. Sejam muito bem-vindos.

Mais matérias desta edição