Maceió,
Nº 5695
.

PAZ DISTANTE .

.

Por Editorial | Edição do dia 16/04/2024

Matéria atualizada em 16/04/2024 às 04h00

O ataque do Irã a Israel, no sábado, representa mais um fator complicador na situação do Oriente Médio e pode levar a uma escalada nos conflitos na região, de acordo com analistas. Apesar de os dois países viverem um clima de animosidade nos últimos 40 anos, é a primeira vez que o Irã faz um ataque direto.

No início do mês, aviões de combate supostamente israelenses bombardearam a embaixada iraniana na Síria, causando a morte de sete conselheiros militares iranianos e três comandantes. Neste fim de semana, a ofensiva foi do Irã, que disparou mísseis e drones em direção ao território israelense, a maior parte interceptada pelas forças de defesa israelenses.

Esse novo capítulo do atual conflito – que teve início em outubro do ano passado, quando o Hamas fez um ataque surpresa a Israel, deixando 1,4 mil mortos e 200 reféns, gerando uma forte ação militar israelense na Faixa de Gaza – têm deixado o mundo em alerta.

O fato é que a paz parece cada vez mais distante no Oriente Médio, que se transformou numa área de tensão nas últimas décadas. É preciso um grande esforço da comunidade internacional para levar um pouco de paz à região.

Mais matérias desta edição