Maceió,
Nº 0
.

PLANOS DE CONTINGÊNCIA .

.

Por Editorial | Edição do dia 19/04/2024

Matéria atualizada em 19/04/2024 às 04h00

O governo federal pretende colocar em prática, até o fim de maio, um sistema de alerta, via mensagens de celular, que ajudará a população em situações de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos decorrentes de chuvas intensas.

A ideia é aumentar a integração entre União, estados e municípios e definir planos de contingência mais eficientes para informar a população sobre ocorrências desse tipo. Por meio desses canais de comunicação, as pessoas vão saber o que fazer e para onde ir nessas situações emergenciais.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mostram que, em 2023, o Brasil registrou 1.161 eventos de desastres, o que resultou em 132 mortes e quase 10 mil feridos, além de 74 mil desabrigados. Em questões econômicas, foram gastos R$ 25 bilhões e mais de R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura.

Com a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos, o poder público, em todas as suas esferas, deve estar preparado não apenas para atuar nesses casos, mas também para adotar ações preventivas, como mapeamento de áreas de risco e relocação de pessoas.

Mais matérias desta edição