Maceió,
Nº 5700
.

VIDAS POUPADAS .

.

Por Editorial | Edição do dia 25/04/2024

Matéria atualizada em 25/04/2024 às 04h00

Estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que as vacinas permitiram salvar pelo menos 154 milhões de vidas em todo o mundo desde 1974, o equivalente a seis vidas por minuto. O trabalho destaca que a imunização contra 14 doenças analisadas contribuiu diretamente para reduzir 40% da mortalidade infantil global.

Doenças que causavam milhares de vítimas no passado, como varíola e poliomielite, foram erradicadas. Outras doenças transmissíveis também deixaram de ser problema de saúde pública porque foram eliminadas nas Américas, como o sarampo, rubéola e rubéola congênita.

Nesse aspecto, o Brasil se destaca, pois possui um dos maiores programa de imunização do mundo, ofertando 46 tipos de imunizantes.

A partir de 2016, entretanto, a cobertura vacinal no País começou a cair por diversos fatores, entre eles a desinformação e as fake news. A boa notícia é que os índices começaram a se recuperar no ano passado, após um grande movimento nacional pela vacinação.

As vacinas podem ser incluídas entre as conquistas mais importantes da história. Junto com a água tratada, foi o que garantiu a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida.

Mais matérias desta edição