Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5700
.

PRIVACIDADE .

.

Por Editorial | Edição do dia 26/04/2024

Matéria atualizada em 26/04/2024 às 04h00

O Presidente Lula sancionou ontem projeto de lei que prevê salas de atendimento a mulheres vítimas de violência em ambiente privativo e individualizado nos serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento nessas salas deverá ser realizado preferencialmente por profissionais capacitados para abordagens humanizadas, e a vítima deverá ter garantia de privacidade.

A medida é oportuna. Dados do Boletim “Elas vivem: liberdade de ser e viver” mostram que, em 2023, ao menos oito mulheres sofreram violência doméstica a cada 24 horas. Ao todo, foram registradas 3.181 mulheres vítimas de violência, representando um aumento de 22,04% em relação a 2022. As formas de agressão incluem a patrimonial, a física, a sexual, a psicológica e a moral.

Os serviços de saúde são fundamentais no acolhimento das mulheres logo após a violência, uma vez que é lá o local onde elas recebem o primeiro atendimento após a agressão. Entretanto, é preciso evitar que as vítimas sejam novamente vitimizadas por sua eventual exposição constrangedora..

Mais matérias desta edição