Comemora-se hoje, no Brasil, o Dia Nacional do Livro. Essa data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o País.
Os livros e a leitura transcendem o entretenimento e se consolidam como ferramentas de formação, autoconhecimento e construção de uma sociedade crítica e informada. Apesar disso, o Brasil ainda enfrenta desafios profundos para expandir o acesso e o interesse por essa prática.
Um dos principais obstáculos é a carência de políticas públicas efetivas e contínuas que incentivem a leitura e garantam o acesso aos livros. Há também a falta de hábito de boa parte da população.
Para quebrar esse ciclo, é crucial que programas de incentivo à leitura sejam implementados, com a promoção de eventos literários, feiras de livros acessíveis e iniciativas que aproximem a leitura do dia a dia das pessoas. O Dia Internacional do Livro é uma boa oportunidade para refletir sobre a importância da leitura e unir esforços que visem promover o hábito de ler no Brasil desde os primeiros anos.