“No decorrer de minha própria vida, procurei seguir o conselho de Anattole France: se encontrar uma boa ideia, não hesites em segui-la e cultivá-la, o que servia-me para abraçar com entusiasmo os ensinamentos de Melvin Jonnes, idealizador da filosofia do Leonismo Internacional, que recomenda contribuir para a construção de um mundo melhor, construir e não destruir, servir e não escravizar, amar não odiar”. Dr. Jarbas Elias da Rosa Oiticica, graduou-se engenheiro agrônomo pela Escola Nacional de Agronomia no Rio de Janeiro (1947), fez curso de pós-graduação sobre Desenvolvimento Industrial no San Francisco State College (1965-166), realizou estágio universitário na Escola de Agronomia de Davis, Universidade da Califórnia (1966).
Realizoi também estágios de Aperfeiçoamento: Indústria Açucareira de Beterraba, Agence Pour la Cooperation Technique Industrielle et Economique, França (1975); setor canavieiro das Indústrias Hawaianas (Ilhas de Kauai, Oahu, Maui e Hawaii) – 1966; Analise Foliar pelo Crop Log System, Hilo, Hawaii (1966). Por outro lado, realizou visitas técnicas nos centros açucareiros da África do Sul, África Oriental (Quênia e Tanzânia), México Governamental: Elaboração de projeto Canavieiro na Indústria Açucareira da Costa Rica. Ademais, presidiu a Sociedade de Agrônomos e Veterinários de Alagoas (1956-1957), foi presidente da Sociedade de Técnicos Açucareiros do Brasil (1977-1981), membro da Comissão Estadual do Álcool (1976-1980). E, ainda, vice-presidente regional da International Society of Sugar Cane Technologists (1977-1980), bem como conselheiro da Codeal (1979) e membro do Conselho de Curadores da Fundação Educacional Jaime de Altavila.
Publicou os livros, a saber: Análise Foliar - Crog Log System, Revivescências, Dossiê Chambran - A Saga do Motor Álcool e Água, Riachão -1700 a 2000. Nas suas atividades profissionais, fora agrônomo auxiliar do Serviço Técnico da Corporation de Ventas da Salitre y do Chile, no Nordeste brasileiro (1950-1951), e também agrônomo da Sociedade Distribuidora de Indústrias Brasileiras Ltda (SODIB), 1951-52.
Dr. Jarbas Oiticica foi, em vida, excelente técnico, exercendo relevantes cargos no Brasil e no exterior. Foi companheiro de Melvin Jones (10 diamantes), Associação Internacional de Lions Clubes. Portanto, merece figurar na série Construtores de Alagoas.