Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Política

PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS POR RENAN FILHO AFETAM POPULAÇÃO MAIS POBRE

Na área da Saúde, governo deixou de implantar as UPAs de especialidades em Maceió e programa de atendimento itinerante

Por Hebert Borges | Edição do dia 22/01/2022

Matéria atualizada em 22/01/2022 às 04h00

Maceió, 21 de maio de 2020
Moradores em situação de Rua no antigo prédio do TRE, na praça Sinimbuem Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz
Maceió, 21 de maio de 2020 Moradores em situação de Rua no antigo prédio do TRE, na praça Sinimbuem Maceió. Alagoas - Brasil. Foto: ©Ailton Cruz | © Ailton Cruz

Quem mais sofre com as promessas não cumpridas pelo governador Renan Filho (MDB) nesses sete anos de governo é a população mais pobre. Na Saúde, o governador não conseguiu entregar as UPA Especialidade em Maceió e no interior, conforme prometeu no seu plano de governo em 2018. No documento é dito que os equipamentos serviriam para facilitar o acesso da população usuária do SUS às diversas especialidades em saúde. Contudo, a realidade é outra.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que foram entregues fazem atendimento de urgência e emergência, diferente das prometidas que facilitariam o acesso às especialidades médicas. E mesmo nas UPA inauguradas o que não falta é reclamação pela demora no atendimento, pois, segundo os usuários, a quantidade de médicos atendendo é insuficiente. A falta de atendimento com especialistas penaliza justamente a população mais pobre por não ter condições de pagar uma consulta médica com especialistas.

Outra parcela da população que é penalizada pelo não cumprimento das promessas de Renan Filho na área da Saúde são os moradores de rua. Candidato à reeleição em 2018, Renan Filho prometeu implantar um programa itinerante de saúde para essas pessoas, mas que não saiu do papel. Essas pessoas então dependem de ações solidárias de movimentos sociais e religiosos, ou de ações esporádicas do poder público.

Além das promessas efetivamente não cumpridas, Renan Filho acumula promessas realizadas parcialmente, como a de implantar o serviço de urgência e emergência psiquiátrica em Maceió e Arapiraca, que ele prometeu em 2018 no plano de governo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até atende esses casos, mas não houve uma criação de serviço específico para tal público nas duas maiores cidades do estado.

Mais matérias desta edição