Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Suporte psicossocial

ESTADO LANÇA PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL

“Coração de Estudante” oferecerá apoio psicossocial às turmas do ensino fundamental e médio

Por Da Redação | Edição do dia 27/03/2024

Matéria atualizada em 27/03/2024 às 04h00

O Governador Paulo Dantas  lançou ontem, em evento no Centro de Convenções, o programa “Coração de Estudante”, que vai oferecer suporte psicossocial e promover a saúde mental dos alunos da rede estadual.

O projeto inovador, promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), beneficiará estudantes do ensino fundamental ao médio.

Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa começa a implementar ações concretas já a partir desta terça-feira. Entre suas principais iniciativas, destaca-se a oferta de atendimento especializado em saúde mental em todas as escolas estaduais, incluindo a realização de diagnósticos organizacionais para identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelos alunos.

Os diagnósticos objetivam definir o escopo do trabalho dos profissionais envolvidos no programa, que inclui psicólogos, assistentes sociais, professores e gestores. A partir dessas informações, os alunos poderão ser encaminhados para consultas psicológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou para delegacias especializadas em casos de abuso ou violência.

“Por meio do programa Coração de Estudante, garantimos que nossos jovens recebam o acompanhamento psicológico necessário para superar os desafios acadêmicos, sociais e emocionais de suas vidas. É mais que uma medida preventiva; é um investimento na saúde mental e no futuro de nossa sociedade”, ressaltou Dantas.

O programa distribuiu material didático para escolas de ensino fundamental, visando abordar as temáticas diretamente com os alunos. Este material é parte da estratégia do programa de desenvolver competências socioemocionais nos estudantes, permitindo-lhes aplicar o conhecimento teórico na prática.

PROFISSIONAIS

A Secretaria de Educação contratou 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, seguindo a proporção de um psicólogo para cada cinco escolas e um assistente social para cada quinze. Esses profissionais compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA) e já atuam no programa desde seu lançamento.

Além de promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, o Coração de Estudante visa combater os impactos remanescentes da pandemia de Covid-19, enfatizando a promoção da qualidade de vida no ambiente escolar. O programa, em seu formato piloto, será avaliado após seis meses para determinar os resultados alcançados e realizar os ajustes necessários, visando aprimorar o suporte oferecido aos estudantes.

Mais matérias desta edição