Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Parceria

JANJA BATIZA SUBMARINO LANÇADO POR LULA E MACRON EM COMPLEXO NO RJ

Presidente brasileiro diz que é preciso ter conhecimento nuclear para garantir paz no mundo

Por Agência Brasil | Edição do dia 28/03/2024

Matéria atualizada em 28/03/2024 às 04h00

Já está flutuando e, em breve, submergindo nas águas brasileiras o submarino Tonelero, o terceiro fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

A cerimônia de batismo e lançamento da embarcação contou com a participação dos presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, no Complexo Naval de Itaguaí, localizado no sul do Rio de Janeiro. Coube à primeira-dama, Janja, batizar o submarino.

“Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que dominam a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de Defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral; fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda; e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, discursou o presidente Lula durante o evento.

Lula defendeu que ter “conhecimento nuclear” é necessário para “garantir a paz no mundo”.

“O Brasil está querendo os conhecimentos da tecnologia nuclear não para fazer guerra. Nós queremos o conhecimento para garantir a todos os países que querem paz - porque a guerra não constrói, a guerra destrói. O que constrói é o desenvolvimento, é o conhecimento científico, é o conhecimento tecnológico. Nós temos que nos preocupar com a nossa defesa. E não é porque nós queremos guerra”

MACRON

Em discurso, Macron disse que o estaleiro construído para a fabricação do submarino é um dos mais modernos do mundo e o único instalado na América do Sul. “Jamais compartilhamos tanto o nosso know how como estamos fazendo agora com o Brasil. Temos muito orgulho de ter feito isso”, disse o presidente francês.

/Itaguaí (RJ), 27.03.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero, com a participação do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron e da primeira-dama Janja Lula da Silva, que batizou a embarcação, na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). Foto: Ricardo Stuckert/PR
/Rio de Janeiro (RJ), 27/03/2024 – O almirante de esquadra da Marinha, Marcos Sampaio Olsen e a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva que batiza o submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais matérias desta edição