Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Inspeção

INTEGRANTES DA CPI DA BRASKEM VISITARÃO BAIRROS AFUNDADOS NO DIA 17

Senadores também vão manter reuniões com representantes dos poderes, da empresa e moradores

Por Thiago Gomes | Edição do dia 12/04/2024

Matéria atualizada em 12/04/2024 às 04h00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem marcou, para o dia 17 de abril, a partir das 10h, a diligência presencial no município de Maceió. Os senadores que integram o colegiado pretendem inspecionar, in loco, os bairros afetados pelo desastre e participar de reuniões com representantes dos poderes públicos, da empresa e moradores.

A agenda para esta data já havia sido adiantada pela Gazeta e foi solicitada tanto pelo relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE), como pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL). Os requerimentos de ambos foram apreciados esta semana durante sessão no Senado Federal, logo após a oitiva de testemunhas. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), já expediu ofício convidando os colegas para a atividade em Alagoas.

“É relevante que os membros da CPI possam realizar inspeções in loco nos bairros afetados, assim como em reuniões com representantes dos poderes públicos e dos moradores, tendo por meta obter informações e subsídios para analisar com proximidade a situação. Prima-se pela possível relevância de informações contidas nesses processos para a investigação parlamentar em curso”, destacou Rogério Carvalho.

Segundo ele, a Constituição Federal investiu as CPIs de poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, facultando-lhes a realização de diligências que julgar necessárias sempre com o propósito de auxiliar na apuração.

A intenção dos integrantes da CPI, na agenda em Maceió, é verificar a tragédia in loco, dialogando com moradores e comerciantes da região afetada pela mineração. Também serão marcados encontros com gestores públicos da capital, representantes de órgãos de controle e da direção da petroquímica.

“O principal compromisso da comissão é manter as investigações de maneira diligente e imparcial, visando identificar os responsáveis e propor medidas para evitar que eventos similares ocorram no futuro”, concluiu.

No depoimento que prestou à CPI da Braskem, nessa quarta-feira (10), o diretor global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da Braskem, Marcelo Arantes, disse que a companhia assume a responsabilidade do desastre ambiental em Maceió, provocado pela exploração de sal-gema durante décadas.

Esta foi a primeira vez que um representante da petroquímica foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito, que apura as circunstâncias da tragédia no âmbito do Senado Federal. E também foi inédita a confissão de culpa, levando em consideração que diretores da empresa já tinham afastado esta hipótese sob a alegação de que falhas no solo da capital teriam contribuído para o problema acontecer.

ACAREAÇÃO

A CPI também fará uma acareação entre o diretor-presidente da Braskem, Roberto Bischoff, e o ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Thales Sampaio. A data da realização do procedimento ainda será marcada.

O requerimento do senador Rogério Carvalho foi aprovado. Ele justificou o pedido diante das declarações públicas contundentes e divergentes dos dois nos últimos anos acerca do desastre ocorrido em Maceió, gerado pela exploração de sal-gema.

Mais matérias desta edição