Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Eleições

ELEIÇÕES: JHC EVITA POLARIZAÇÃO E DIZ QUE VICE SERÁ DEFINIDO ATÉ JUNHO

Prefeito faz balanço de três anos de gestão e afirma que município já investiu R$ 1,2 bilhão em obras

Por Arnaldo Ferreira | Edição do dia 13/04/2024

Matéria atualizada em 13/04/2024 às 04h00

Presidente do diretório estadual e considerado como a maior liderança do PL em Alagoas, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, que disputará a reeleição, afirmou que definirá o candidato a vice em sua chapa até junho, ou próximo ao período das convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto.

JHC confirmou ter apoio da maioria dos 25 vereadores – da aliança com o PP, Republicanos e Podemos – e revelou que trabalha para ampliar novas possibilidades de adesão ao projeto de reeleição.

Em entrevista à Gazeta, ele preferiu falar em obras da gestão e evitou comentar a questão da polarização política nacional. Ao ser questionado se estava preparado para enfrentar as candidaturas de oposição, respondeu que ainda não houve convenção e, portanto, não há candidaturas oficiais.

JHC não confirmou os boatos e especulações que apontam nomes como o do secretário municipal de Saúde, Luiz Romero, do presidente da Câmara Municipal, Galba Neto (PL), do senador Rodrigo Cunha (presidente do Podemos), o líder dele na Câmara, Chico Filho (PL), e de ex-deputados como Davi Maia (PP) e Jó Pereira (PP) como os mais cotados para vice na chapa de reeleição. “Não tem nada definido”, afirmou.

Ao ser questionado repetidas vezes se o vice será um dos nomes especulados, o prefeito respondeu que não pode adiantar nada ainda. Com relação à composição da chapa majoritária com um dos partidos aliados, mais uma vez fez mistério. “Estamos conversando com os partidos e com os aliados. Não tem nada definido”. De acordo com o prefeito, “o momento é de gestão, de entregas e de conversas”.

O ex-vice de JHC, Ronaldo Lessa (PDT), renunciou ao posto para entrar como vice na composição que elegeu o Governador Paulo Dantas (MDB) em 2022. Hoje, Lessa está no bloco de oposição ao prefeito, formado por MDB, PDT, Federação PT, PCdoB e PV e o Solidariedade e disse que vai marchar com o atual grupo político. Seu nome tem sido apontado como candidato a prefeito. Porém, ele não confirma a possibilidade.

Conforme o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, no período de 20 de julho a 5 de agosto, os partidos e federações poderão realizar as convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. “Até o prazo das convenções teremos muito tempo para conversar”, frisou JHC.

A relação com os 25 vereadores de Maceió, segundo ele, é de aliança com a maioria. Ele entrará na disputa contabilizando [hoje] apoio assumido por 16 vereadores.

Depois da janela partidária que fechou no dia 5 passado, a composição na Câmara ficou com 11 vereadores do PL; quatro do MDB; três do PP; três da Federação PT, PV e PCdoB; um do PDT; um Republicano; um do Podemos e um do Solidariedade.

GESTÃO

Ao prestar contas da gestão, JHC disse que vai entregar mais uma parcela de apartamentos do Parque de Alagoas.

Conforme levantamento habitacional da Prefeitura de Maceió, o Parque é um conjunto com 89 blocos com quase 2 mil apartamentos, construídos nas margens da orla lagunar para abrigar mais de 7 mil moradores.

Com relação à meta do saneamento e despoluição da Praia da Avenida, que é o projeto “Renasce Salgadinho”, disse que a parte funcional da obra já está com 70% concluídos e continua.

O prefeito disse que, em três anos de gestão, fez investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão e que quer fechar os quatro anos do mandato com recorde em investimentos.

A prefeitura de Maceió entra no segundo trimestre com as contas equilibradas, pagamentos em dia, com investimentos previstos e cumprindo acordos assumidos com a população da cidade, afirma o prefeito. Ele repetiu que o percentual de reajuste do funcionalismo está mantido em 7%. “Esse reajuste significa que concedemos 21% de aumento para os servidores durante a gestão”.

Mais matérias desta edição