Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Retaliação

CAÇAS DE ISRAEL LANÇAM ATAQUE CONTRA COMPLEXO DO HEZBOLLAH NO LÍBANO

Mais cedo, emissora de TV local informou que Força Aérea israelense se prepara para atacar o Irã

Por da redação com agências | Edição do dia 16/04/2024

Matéria atualizada em 16/04/2024 às 04h00

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) fizeram ataques ontem depois que mísseis e drones enviados pelo Irã e aliados atingiram seu território no sábado (13).

A autoridade informou que caças israelenses atacaram um complexo militar do Hezbollah em Meiss El Jabal e outro em Tayr Haifa, no sul do Líbano. A divulgação foi feita na conta do IDF no Telegram.

O Hezbollah é um grupo aliado dos iranianos e participou da ofensiva iraniana contra Israel no sábado. Até o fechamento desta edição, não haviam sido divulgados mais detalhes.

Mais cedo, a emissora de TV canal 12 informou que a força aérea de Israel se prepara para atacar o Irã. Segundo a TV, a programação da resposta militar será secreta até que ela seja executada.

O chefe de gabinete das Forças de Defesa de Israel, general Herzi Halevi, afirmou a soldados do país, nessa segunda-feira (15), que o ataque iraniano, ocorrido no sábado (13), terá resposta. Ele afirmou ainda que o país está analisando quais serão os próximos passos.

O governo israelense segue estudando uma forma de resposta ao Irã sem provocar uma escalada do conflito. A estratégia foi discutida, também nesta segunda, durante reunião do gabinete de guerra montado para articular uma retaliação ao lançamento de mísseis e drones por Teerã em direção a Israel.

Ainda segundo o Canal 12, o governo de Benjamin Netanyahu tentará uma ação militar coordenada com os Estados Unidos. Washington, no entanto, já disse que não participaria de um eventual ataque ao Irã.

Em um post publicado na rede X (antigo Twitter), um perfil de uma agência de notícias estatal do Irã em língua árabe afirmou que a comissão parlamentar de Segurança Nacional do Irã disse que, em resposta a Israel, os iranianos estão prontos para usar armas que nunca usaram antes.

REPERCUSSÃO

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abordou publicamente pela primeira vez o ataque do Irã contra Israel no fim de semana, dizendo que continua focado na segurança de Israel e em buscar um cessar-fogo e um acordo de reféns, enquanto trabalha para impedir que o conflito se transforme em uma guerra regional mais ampla.

“Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel. Estamos comprometidos com um cessar-fogo que trará os reféns para casa e evitará que o conflito se espalhe além do que já se espalhou”, disse Biden na Casa Branca.

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou ao Parlamento britânico que o G7, grupo das sete maiores economias do mundo, estuda medidas para condenar o Irã pelo ataque. Sanções contra o país não estão descartadas.

Países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniram, neste domingo (14/4), para discutir a crise no Oriente Médio após a operação do Irã que lançou drones contra o território de Israel. O encontro, no entanto, foi marcado por troca de farpas e acabou sem acordo ou declaração conjunta sobre a ofensiva iraniana.

O secretário das Nações Unidas, António Guterres, iniciou a reunião alertando para um risco de “conflito total” na região e frisou que é hora de desarmar e diminuir a escalada da tensão.

No entanto, o clima no encontro foi de acirramento, com representantes dos países trocando acusações e ameaças. Em sua fala, o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, comparou os aiatolás, líderes iranianos, ao regime nazista.

ENTENDA O CASO

O Irã lançou um ataque sem precedentes de drones e mísseis em grande escala contra Israel na noite de sábado (13), em retaliação a um suposto ataque israelense a um complexo diplomático iraniano na Síria, trazendo à tona a longa guerra sombria entre os dois lados e aumentando a perspectiva de um conflito regional total.

Mais de 300 projéteis –incluindo cerca de 170 drones e mais de 120 mísseis balísticos– foram disparados contra Israel em um imenso ataque aéreo durante a noite, mas “99% deles” foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea de Israel e seus “parceiros”, de acordo com os militares israelenses.

As represálias marcaram a primeira vez que a República Islâmica lançou um ataque direto a Israel a partir do seu solo, marcando um novo e perigoso ponto de inflexão no crescente conflito no Oriente Médio. O Irã alertou que responderá com ações “mais fortes e resolutas” se Israel retaliar os ataques desse fim de semana, segundo o embaixador de Teerã nas Nações Unidas.

Mais matérias desta edição