Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Mudança

PAULO EMPOSSA CLAUDIA BALBINO COMO SECRETÁRIA DO TRABALHO

Com a mudança, primeiro escalão do governo do Estado passa a contar com 61% de mulheres

Por Thiago Gomes | Edição do dia 16/04/2024

Matéria atualizada em 16/04/2024 às 04h00

Em um gesto de proximidade com o segmento evangélico, o Governador Paulo Dantas (MDB) empossou, na manhã de ontem, a nova secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Claudia Balbino. Ela é pastora e líder da Assembleia de Deus do Brás em Alagoas e engrossa a lista de 61% de mulheres que ocupam o primeiro escalão do governo de Alagoas.

A solenidade aconteceu no auditório do Palácio República dos Palmares e foi acompanhada por políticos, integrantes do Poder Executivo e pelo marido de Claudia, o pastor Jacques Balbino. Além de Balbino, tomou posse, para o cargo de secretário-executivo de Gestão da Seteq, Erik Silveira, que até então era superintendente do Instituto de Identificação.

A nova titular da pasta substitui Arthur Albuquerque (Republicanos), filho do deputado estadual Antonio Albuquerque (Republicanos), que anunciou ter a intenção de disputar as eleições no município de Limoeiro de Anadia, terra natal da família dele.

“A pastora Cláudia reúne qualidades técnicas e temos a certeza de que as suas experiências vão garantir um ano bastante exitoso para a promoção de mais empregos, visando ao desenvolvimento econômico do Estado. Ela vai montar a equipe dela com total liberdade e trabalhar de maneira transversal, conversando com outras secretarias. A intenção é impulsionar as ofertas de qualificação profissional para as pessoas”, destacou Paulo Dantas.

TRABALHO SOCIAL

O governador ressaltou o trabalho social que a secretária exerce em comunidades carentes com a igreja evangélica e evidenciou que estas ações vão garantir um aumento das atividades na Escola de Turismo.

Cláudia Balbino disse que tem muitos desafios ao assumir a Secretaria de Trabalho, e o principal deles é manter o nível de crescimento registrado nos últimos meses em Alagoas, investindo em capacitação profissional.

Temos esse grande desafio e a nossa meta é trazer qualificação para que continue esse desenvolvimento em Alagoas”, afirmou Cláudia. A secretária ressaltou que irá buscar parcerias com entidades como Senac, Sesi e Senai e com as demais secretarias de Governo para investir nos jovens que buscam o primeiro emprego. “Estamos chegando agora, vamos sentar, ver o planejamento que já foi feito para a pasta. Se tiver que refazer algumas coisas, iremos reformular, mas, com toda certeza, desafios são feitos para serem vencidos”, assinalou a secretária.

O secretário Executivo de Gestão da Seteq, Erick Andrade, lembrou que Alagoas apresenta hoje excelentes números economicamente e é necessário qualificar as pessoas para gerar ainda mais emprego e renda.

“Alagoas é a primeira no Nordeste e a quinta no país em crescimento econômico e junto com a economia vem o emprego, vem a renda. Por isso, precisamos qualificar as pessoas, trazer novos cursos, fazer com que as pessoas, todas elas, de forma igualitária, possam ter a mesma oportunidade. E a secretaria Cláudia, na Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação, nós estamos aqui para fazer isso, aumentarmos esses postos e qualificar as pessoas”, assegurou o secretário executivo.

Mais matérias desta edição