Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5698
Conflito

ISRAEL FAZ ATAQUE AÉREO AO IRÃ, DIZ IMPRENSA INTERNACIONAL

Mídia estatal iraniana relata explosões; sistema de defesa aérea é ativado

Por O GLOBO | Edição do dia 19/04/2024

Matéria atualizada em 19/04/2024 às 00h48

O sistema de defesa aéreo do Irã foi ativado na madrugada desta sexta-feira, com explosões de origem desconhecida sendo reportadas no noroeste da cidade de Isfahã, segundo a rede estatal iraniana. As explosões ocorrem após redes televisivas dos Estados Unidos reportarem que mísseis e drones israelenses teriam atingido locais no país, citando fontes americanas em anonimato. Até o fechamento desta edição, contudo, não havia confirmação oficial de nenhuma das partes sobre qualquer ataque em andamento.

Segundo a agência de notícias estatal iraniana, a Irna, os sistemas de defesa aérea iranianos foram ativados em diferentes províncias do país, mas sem entrar em detalhes sobre o que teria causado os disparos.

A explosão foi ouvida a noroeste da cidade iraniana de Isfahã, de acordo com a rede iraniana Fars, citando fontes locais. “A cidade de Ghahjaworstan está localizada perto do aeroporto de Isfahã e da oitava base de caça da Força Aérea do Exército”, reportou o noticiário.

Há outros relatos não confirmados até o momento sobre explosões perto das cidades de Daraa, na Síria, e em Bagdá, no Iraque, disse o jornal americano The Hill.

A cidade de Isfahã é considerada estrategicamente importante para o país, abrigando vários locais importantes, incluindo locais de pesquisa e desenvolvimento militar e bases militares. A cidade vizinha de Natanz contém um dos locais de enriquecimento nuclear do país, informou a Reuters.

O governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu já havia afirmado que conduziria uma resposta militar ao Irã após os ataques realizados no fim de semana, quando o Irã lançou um ataque a Israel com mais de 300 drones e mísseis (quase todos interceptados no ar).

Mais matérias desta edição