Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5700
AVANÇO

ALAGOAS REGISTRA MAIOR REDUÇÃO DA TAXA DE EXTREMA POBREZA NO PAÍS

Índice caiu de 13,2% em 2022 para 8,8% em 2023, o que representa 100 mil pessoas que saíram da miséria

Por Da Redação | Edição do dia 25/04/2024

Matéria atualizada em 25/04/2024 às 04h00

Segundo pesquisa do Instituto de Justiça Social e Econômica (IJSN) baseada em dados do IBGE, Alagoas foi o estado que mais reduziu a extrema pobreza em 2023 . De acordo com os dados divulgados, a taxa em 2022 era de 13,2%, e passou para 8,8% em 2023 em Alagoas – uma queda de 4,3 pontos percentuais. Isso significa que mais de 100 mil alagoanos deixaram de viver abaixo da linha de extrema pobreza no ano passado.

O Estado foi seguido pelo Amapá (queda de 3,9 pontos percentuais), Paraíba (3,7pp) e Piauí (3,6pp). No outro extremo, Rondônia apresentou aumento de 0,30 pontos percentuais.

Alagoas também se destacou ao ser o quarto estado com a maior redução geral da pobreza, marcando uma queda de 8% na taxa.

Para o Governador Paulo Dantas, esses resultados são fruto de investimentos substanciais em políticas públicas que visam a geração de renda e o desenvolvimento econômico.

“Somente em 2023, o governo estadual investiu mais de R$ 600 milhões em ações direcionadas ao combate à pobreza, com diversos programas. Acabamos de criar o Conselho Estadual do Alagoas sem Fome, que tem como seu principal objetivo, alinhar e expandir as ações do Programa Alagoas Sem Fome, que tem gerado grandes resultados e doações de toneladas de alimentos arrecadados em doações e parcerias”, afirmou.

Paulo Dantas também reconheceu que há muito a ser feito ainda, mas que esses resultados impulsionam o governo de Alagoas a realizar cada vez mais políticas públicas de combate à fome.

“Fizemos muito, mas ainda há muito a ser feito. Temos uma taxa de 8,8% que precisa ser diminuída cada vez mais. Aliados com as políticas públicas do Governo Federal, vamos reduzir ainda mais e esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, comemorou.

ALAGOAS SEM FOME

Pela manhã, Paulo Dantas realizou a abertura da primeira reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome, que tem o objetivo de ampliar as ações do Governo no combate à fome.

A secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio e coordenadora do Programa, Paula Dantas, tomou posse como presidente do conselho. Além dela, compõem o colegiado todo o secretariado do Executivo Estadual, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, Setor Produtivo e 10 representantes da Sociedade Civil.

Em seu discurso, o Governador afirmou que as ações do Alagoas Sem Fome têm mudado a realidade de milhares de alagoanos, mas reconheceu que ainda há muito a fazer e que, por este motivo, o Conselho Estadual estava sendo criado, para que as ações sejam ampliadas e potencializadas em todo o Estado.

No próximo domingo, será realizado o Dia D do Alagoas Sem Fome no município de Olho d’Água Grande, onde, entre outras ações, o governo do Estado deve anunciar a Creche Cria, Praça Cria, Complexo Nutricional, Hortas Urbanas dentro de uma escola estadual e as ações de cada secretaria voltadas para atendimento ao público em situação de vulnerabilidade.

Mais matérias desta edição