Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5710
Esforço conjunto

ESTADO ASSINA PACTO PELA CONSCIÊNCIA VACINAL PARA AUMENTAR COBERTURA

Em parceria com os municípios, serão desenvolvidas ações educativas sobre a importância da imunização

Por Da Redação | Edição do dia 07/05/2024

Matéria atualizada em 07/05/2024 às 23h32

O Governador Paulo Dantas assinou ontem o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, pelo qual diversas ações serão implementadas, em parceria com os 102 municípios alagoanos, para aumentar os índices de cobertura no Estado.

Serão promovidas ações educativas, conscientizando a população sobre a importância da imunização, visando alavancar as coberturas vacinais e, deste modo, evitar que doenças erradicas, como a paralisia infantil, voltem a ser notificadas no Estado.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa coordenada pelo Ministério Público e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública.

Paulo Dantas disse que o governo de Alagoas vai estar engajado para passar informação verdadeira para a população e destacou a importância de todas as esferas de poder nesse propósito.

“O Estado de Alagoas já tem programas que são coordenados pela Secretaria Estadual de Saúde e também pela Secretaria da Primeira Infância, em quais a gente busca fazer essa formação, capacitação, orientação para as prefeitas e para os prefeitos, que são os responsáveis pela atenção básica, até porque o sistema de saúde é um sistema compartilhado, um sistema tripartite e essa união de esforços e esses programas que chegam aqui hoje vão fazer com que a nossa população compreenda e se integre cada vez mais na busca de manter o seu ciclo vacinal 100%”, disse o Governador.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas, Lean Araújo, disse que o governo do Estado tem demonstrado a responsabilidade em não somente difundir, educar e informar a importância da vacinação, mas, acima de tudo, desarticular qualquer ação que represente incentivos a antivacina.

ANÁLISES

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a análise das coberturas vacinais dos últimos cinco anos em Alagoas, em crianças de até 1 ano de idade, mostra que a vacina BCG (dose única), que previne a tuberculose, teve 91,7% de aderência em 2019; em 2020, 72,6%; em 2021, 74,7%; em 2022, 102,7% (maior índice); em 2023, 95,6%; e, neste ano, até março 75,8%.

Mais matérias desta edição