Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5733
Obras

GOVERNO DO ESTADO PREPARA PLANO DE MOBILIDADE URBANA PARA A GRANDE MACEIÓ

Paulo busca parcerias com prefeituras da capital e cidades vizinhas para obras na região metropolitana

Por Da Redação | Edição do dia 10/06/2024

Matéria atualizada em 10/06/2024 às 23h00

O Governador Paulo Dantas (MDB) anunciou ontem, nas redes sociais, que até o mês de agosto o Estado apresentará um plano de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Maceió. Paulo disse que projeto é desenvolvido por profissionais qualificadas, e o governo busca parcerias com as prefeituras da capital e cidades vizinhas para colocar as ações em prática.

“Estamos criando um projeto que vai melhorar a qualidade de vida de todos os moradores da Região Metropolitana no que diz respeito à locomoção, mobilidade e acessibilidade. Com parcerias técnicas com as prefeituras e o governo federal, temos certeza de que criaremos soluções sustentáveis e eficientes para garantir mobilidade urbana em toda a Grande Maceió”, afirmou o governador.

Dantas fez um sobrevoo de helicóptero na capital alagoana ao lado do secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas (Setrand), Mosart Amaral, e da secretária de Planejamento, Paula Dantas. Ele diz que o objetivo do sobrevoo foi identificar os principais “gargalos” da região e aponta solução para cada um deles.

Para Amaral, Maceió “é uma cidade intransitável”, havendo necessidade de buscar condições para resolver a problemática da mobilidade urbana da cidade.

“No sobrevoo que fizemos, pudemos verificar os gargalos. Estamos procurando ver a melhor forma de minimizar e resolver os problemas”, afirmou o secretário.

SUMMIT MOBILIDADE

Na próxima segunda-feira (17), Paulo Dantas participará do Summit Mobilidade, evento promovido pela Gazeta de Alagoas que reunirá, no Ritz Lagoa da Anta, especialistas no assunto. Ao longo de todo o dia, representantes do Poder Público, da Academia e da sociedade civil vão tratar sobre as possibilidades de melhoria da mobilidade urbana na capital e na Região Metropolitana, trazendo ao debate o que há de mais moderno sobre o tema.

Também já confirmaram presença no evento o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa; o deputado estadual Alexandre Ayres; a oficial Nacional da ONU Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti; o urbanista e chefe de Segurança no Trânsito do Detran/AL e membro da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego do Contran, Renan Silva, e o coordenador de Gestão de Serviço do Detran-PR e membro do GT Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), Marcel Cabral Costa..

Mais matérias desta edição