Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Eleições EUA

VANTAGEM DE KAMALA PARA TRUMP CAI PARA APENAS UM PONTO

Nova pesquisa Reuters/Ipsos mostra candidata democrata com 44% das intenções de voto, contra 43% do ex-presidente

Por G1 | Edição do dia 29/10/2024

Matéria atualizada em 29/10/2024 às 23h03

A liderança de Kamala Harris sobre Donald Trump diminuiu na reta final da disputa presidencial dos EUA, com a democrata à frente por apenas um ponto percentual sobre o republicano, 44% a 43%, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada nesta terça-feira (29).

Embora Harris tenha liderado Trump em todas as pesquisas Reuters/Ipsos de eleitores registrados desde que entrou na disputa em julho, sua liderança tem diminuído constantemente desde o final de setembro.

A nova pesquisa, que entrevistou 1.150 adultos norte-americanos em todo o país - 975 eleitores registrados - mostrou que Trump tem vantagens significativas sobre Harris em várias das questões que os eleitores consideram mais urgentes.

Questionados sobre qual dos dois candidatos tinha uma abordagem melhor para a economia, desemprego e empregos, os eleitores na pesquisa escolheram Trump por 47% a 37%, por exemplo.

A pesquisa também mostrou que a vantagem de Harris na questão do extremismo político está diminuindo. Cerca de 40% dos eleitores na pesquisa disseram que ela tinha uma abordagem melhor para lidar com o extremismo político e ameaças à democracia, em comparação com 38% que escolheram Trump. A liderança de dois pontos de Harris na questão em comparação com sua liderança de sete pontos sobre Trump no extremismo na pesquisa de 16 a 21 de outubro.

PESQUISA ANTERIOR

Empatados na reta final da eleição dos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris abocanharam dois eleitorados tradicionais dos partidos rivais, segundo revelou uma análise das pesquisas feitas pela agência de notícias Reuters e do Instituto Ipsos divulgada na sexta-feira (25).

A análise mostrou que Trump cresceu entre o eleitorado de homens latino-americanos, que sempre votaram em maioria nos democratas, enquanto Kamala ganhou mais votos entre mulheres brancas, parcela que sempre votou mais no Partido Republicano.

Em ambos os casos, os candidatos seguem atrás de seus rivais nesses eleitorados, mas por uma diferença significativamente menor que a das eleições passadas.

Entre os homens latinos, o ex-presidente Trump agora está atrás de Kamala por apenas dois pontos percentuais — 44% a 46%. Em 2020, quando concorreu contra Joe Biden, o republicano ficou 19 pontos percentuais atrás do rival nesse eleitorado específico.

Já Kamala Harris, por outro lado, compensou com aumento de votos entre as mulheres brancas. Segundo a análise das pesquisas, ela fica abaixo de Trump nesse eleitorado por uma diferença de três pontos percentuais — 43% a 46%. Já na disputa de 2020, essa margem foi de 12 pontos percentuais.

As mulheres brancas representavam cerca de quatro em cada 10 eleitores em 2020, o dobro da parcela combinada de eleitores negros e latino-americanos.

Mais matérias desta edição